Atendimentos

Campanha de combate a cegueira será realizado em São Luís

Projeto visa conscientizar a sociedade sobre importância da prevenção e vai acontecer durante todo o mês de abril na capital de forma itinerante. Mais de 20 profissionais da área estão envolvidos e os atendimentos serão oferecidos de forma gratuita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
A campanha vai atender diversos públicos
A campanha vai atender diversos públicos (olhos)

Para mobilizar a população, o HRO Hospital de Referência Oftalmológica lança, nesta segunda-feira (1), um movimento pela prevenção e combate à cegueira, denominado #AbrilMarrom. A ação visa informar e orientar a sociedade sobre a importância da identificação dos sintomas precoces da Catarata, Retinopatia Diabética e Glaucoma. Doenças que afetam milhões de brasileiros e são as principais causas de cegueira na população. O marron, cor na qual leva o nome do movimento, foi escolhido por ser a cor de íris predominante nos brasileiros e por ser o órgão responsável por controlar a entrada de luz nos olhos.

A campanha vai atender diversos públicos, em especial os considerados grupos de riscos: jovens acima de 25 anos, diabéticos, idosos a partir de 60 anos.

Para levar isso à comunidade, durante todo o mês de abril, profissionais do HRO estarão realizando palestras e atendimento gratuito (triagem) para a população em pontos estratégicos da capital, como shoppings, escolas e empresas parceiras do projeto.

A estimativa é realizar, pelo menos, 2 mil atendimentos. As ações com datas confirmadas acontecem no dia 6, no Tropical Shopping e dos dias 17 a 18, no São Luís Shopping.

SAIBA MAIS

PREVENÇÃO QUE FAZ DIFERENÇA!

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados. Esses números no Brasil representam cerca de 1,2 milhão de pessoas. Essas ocorrências poderiam ser evitadas se a população consultasse um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão. As doenças mais comuns que podem causar cegueira são:

Catarata - doença caracterizada pela perda de transparência (opacidade) do cristalino (lente localizada atrás da íris), a catarata pode ser classificada como secundária ou senil.

Retinopatia Diabética - doença atinge mais de 15 milhões de brasileiros. Se não for tratada corretamente, pode interferir diretamente na função dos vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para as células da retina, desencadeando a retinopatia diabética, com evolução para a cegueira.

Glaucoma - é a principal causa de perda irreversível da visão. E isto se deve ao fato do glaucoma ser silencioso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 1 a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma, que causa cegueira irreversível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.