Cinema

Glauber Rocha em retrospectiva

Cine Praia Grande exibe quatro filmes de um dos maiores cineastas brasileiros que faria, em março, 80 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" , de Glauber Rocha

SÃO LUÍS - Uma homenagem ao gênio do cinema brasileiro cuja obra continua espantosamente atual no mês em que celebraria 80 anos de idade. A Mostra Glauber 80’ acontece no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande) até a próxima quarta-feira, 3 de abril, e traz quatro filmes do cineasta baiano que revolucionou o audiovisual nacional sendo, até hoje, forte influência para cineastas em todo o Brasil.

A mostra é composta pelas obras-primas “Terra em Transe” (1967) e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964). Este último será exibido hoje. E ainda “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969) e “Barravento” (1962). As sessões são às 16h.

Perpassando todos os mitos do sertão, do cangaço a Canudos, em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, o cineasta recria, com enorme beleza, o espaço árido que o cerca para contar a história (não linear) de Manuel (Geraldo Del Rey), um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães).

O cineasta Glauber Rocha
O cineasta Glauber Rocha

O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” foi rodado nos municípios de Monte Santo, Feira de Santana, Salvador, Canché e Canudos, todos no estado da Bahia. Foi lançado no Rio de Janeiro em 10 de julho de 1964, nos cinemas Caruso, Ópera e Bruni-Flamengo.

Foi premiado no Festival de Cannes em 1964 e teve indicação à Palma de Ouro. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” foi eleito como o segundo melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo o ranking da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O filme ficou atrás apenas de “Limite”, dirigido por Mário Peixoto.

Cena do filme
Cena do filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha

Amanhã, também às 16h, será exibido “Terra em Transe”. Outro grande sucesso de Glauber Rocha, assim como “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, este filme fala da esperança revolucionária e da necessidade do povo tomar consciência de si e de sua importância no processo histórico. Nada mais atual, portanto.

A mostra segue no domingo com “Barravento”; segunda, 1º, com “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”; terça, 2, novamente com “Deus e o Diabo na Terra do Sol”; e quarta, 3, “Terra em Transe”. No sábado, segunda e quarta haverá, às 18h, sessão especial com a exibição de “The Wall”, de Alan Parker. Já hoje, domingo e terça estará em cartaz “Persépolis”, de Marjane Satrapi. As sessões especiais serão às 18h.

Nascido em 14 de março de 1939 em Vitória da Conquista (BA), Galuber Rocha morreu em 1981 aos 42 anos de idade. Nestas quatro décadas realizou 20 filmes, entre registros caseiros, longas e curtas de ficção e documentários. Com uma obra vasta tanto do ponto de vista da quantidade como da indiscutível qualidade, Glauber continua sendo um enigma trazendo, em cada um de seus filmes, uma especificidade.

Serviço

O quê

Mostra Galuber 80’

Quando

Até quarta-feira, 3 de abril

Sessões

16h

Onde

Cine Praia Grande – Centro de Criatividade Osylo Costa, filho – Praia Grande

Ingresso

R$ 6,00

Programação – Sessões 16h

Hoje - Deus e o Diabo na Terra do Sol
Amanhã - Terra em Transe
Domingo - Barravento
Segunda - O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro

Terça - Deus e o Diabo na Terra do Sol
Quarta - Terra em Transe

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.