Golpe

Golpe do empréstimo falso é desarticulado no interior do estado

Operação, que foi realizada pelo Gaeco e Seccor nas cidades de Timbiras e Coroatá, apreendeu cartões e documentos em uma empresa promotora

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

COROATÁ - O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão, e a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), da Polícia Civil realizaram ontem uma operação nas cidades de Timbiras e Coroatá com o objetivo de desarticular quadrilheiros acusados de realizar empréstimos em nome de idosos de foram irregular.

Foram cumpridos ordem de mandados de busca e apreensão nos escritórios da empresa Promotora Bom Jesus e nas residências dos proprietários, identificados como Francinete de Sousa Dantas e Francisco Alves Pereira e da funcionária Samara da Silva dos Santos. A polícia apreendeu cartões bancários, computadores, celulares, contratos de empréstimos e documentos pessoais.

Os quadrilheiros contraíram, nos meses de agosto a dezembro de 2018, empréstimos financeiros em nome de pessoas idosas, com desconto em conta-corrente, sem autorização ou solicitação das vítimas. Com base nos depoimentos, é estimado um dano financeiro acima de R$ 65 mil.

Os criminosos se aproveitaram do interesse dos idosos em obter informações sobre possível empréstimo, para efetivar o negócio, sem que as vítimas, de fato, autorizassem. Francisco e Samara acompanhavam os idosos às agências bancárias, alegando que eles teriam direito a sacar determinada quantia.

Na ocasião, utilizavam caixas eletrônicos para contratar empréstimos na modalidade de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e consignados, além da utilização do limite do cheque especial e realização de aplicações financeiras e títulos de capitalização vinculados às contas bancárias das vítimas. À medida que os créditos eram disponibilizados nas contas-correntes, os investigados realizavam saques e transferências da maior parte dos valores para suas próprias contas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.