Tradição

Procissão do Bom Jesus da Coluna marca o período da Quaresma

Tradicional procissão está marcada para amanhã (22); em seguida, a Igreja de Santo Antônio deve realizar a Procissão da Fugida e Procissão do Encontro, em abril; a Quaresma antecede a Páscoa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Procissão de Bom jesus da Coluna
Procissão de Bom jesus da Coluna (Bom Jesus da Coluna)

Segundo o calendário cristão, atualmente estamos no período da Quaresma, os 40 dias compreendidos entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Semana Santa, rememorando a diáspora do povo hebreu pelo deserto, fugindo do Egito sob o comando de Moisés. Como parte da celebração, a Procissão do Senhor Bom Jesus da Coluna está marcada para amanhã (22), a partir das 17h, na Igreja de Santo Antônio, localizada no centro de São Luís. Será a primeira das três procissões agendadas no período da Quaresma.

A devoção ao Bom Jesus é voltada ao mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo, destacando o aspecto da representação vivenciada do próprio drama do calvário. Os quatro eventos enfocados são: coroa de espinhos e flagelação de Jesus, Jesus carregando a cruz, crucificação de Jesus e por último seu sepultamento.

Está agendada para o dia 6 de abril a Procissão da Fugida; em seguida, no dia 7 de abril, será realizada a Procissão do Encontro. Ambos os eventos marcam um momento de tradição dos maranhenses. Nelas, se pode perceber resquícios de uma religiosidade secular, sobretudo pelas imagens que serão conduzidas pelos integrantes. São imagens antigas, que têm em torno de 200 anos.

Procissão da Fugida
A Procissão da Fugida parte da Igreja de Santo Antônio, onde se localiza a Capela de Bom Jesus dos Navegantes. O andor de Bom Je­sus sai coberto em direção à Catedral da Sé. A procissão simboliza a fuga de Jesus Cristo para o Monte das Oliveiras. Na Sé, o an­dor não é descoberto até que se façam as orações e os fiéis deixem a Igreja. Na sexta-feira, o andor é decorado para a Procissão do Encontro.

Procissão do Encontro
O andor de Nossa Senhora das Dores é preparada na Igreja de Santo Antônio, de onde sai em procissão em direção ao Largo do Carmo. Nesse mesmo horário, acontece uma missa na Igreja da Sé, após a qual a imagem de Bom Jesus dos Navegantes é conduzida em procissão para o Largo do Carmo, onde acontece o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

As duas imagens seguem de volta em direção à Igreja de Santo Antônio. Antes, porém, a procissão passa pela Igreja do Carmo e de lá sobe a Rua Grande, passando pela Rua de São João, até chegar à Praça Antônio Lobo, onde se localiza a Igreja de Santo Antônio.

Antes da imagem de Bom Jesus ser posta de volta à Capela dos Navegantes, os membros da Irmandade dos Navegantes simbolizam as três quedas de Jesus a caminho do calvário, conforme a tradição. Já na capela, as imagens são colocadas nas laterais do altar, enquanto os fiéis fazem as orações e executam cânticos religiosos encerrando o ritual.

Figura de Verônica
Acompanhando a procissão de Bom Jesus dos Navegantes segue uma figura tradicional em eventos religiosos da Quaresma, conhecida como Verônica. Verônica representa a mulher que enxugou o rosto de Jesus, em uma das quedas em direção ao calvário, para a crucificação. A função da personagem na procissão é conduzir os cantos que serão executados pelos fiéis.

TEMPO DE QUARESMA

O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, como a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana. Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

Na Igreja Católica, o Tempo da Quaresma decorre desde a Quarta-feira de Cinzas até a Solenidade de Domingo de Ramos, decorrendo assim os 40 dias da quaresma. A semana que precede a Páscoa é chamada pela tradição de Semana Santa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.