Seminário

Incursão nos estudos platônicos

“I Seminário da Escola de Filosofia” acontecerá amanhã, às 8h, no auditório da Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Maranhão, no Fumacinha, sob a coordenação do professor André Lisboa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O filósofo Platão
O filósofo Platão (Platão )

São Luís - Um convite aos estudos platônicos para a difusão do conhecimento filosófico é um dos propósitos do “I Seminário da Escola de Filosofia”, evento que marcará a retomada oficial das atividades do projeto neste ano e acontecerá amanhã, às 8h, no auditório da Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Cohafuma). A entrada é franca e mediante inscrição por WhatSapp.

Além da apresentação do calendário e das novidades para 2019, mesas temáticas exporão os resultados das pesquisas realizadas nos últimos dois anos de atividade da Escola de Filosofia. Segundo o professor André Lisboa, que coordena o projeto, a filosofia é um conhecimento fundamental nos dias de hoje. “Há questões que estão ao alcance apenas da reflexão filosófica. Quem vive sem responder à pergunta qual é o sentido da vida?. Esta e outras questões são cruciais em um mundo de pura desilusão, no qual a falta de sentido está expressa nos menores hábitos”, disse.

A mesa de abertura terá como tema “Apologia de Sócrates: a linguagem e a história da vida”, com a participação dos professores André Lisboa e Vanessa Cristina. A palestra principal do Seminário será “Prefácio a Platão”, a ser ministrada pelo professor Marco Rodrigues, que abordará a importância e atualidade dos estudos platônicos. “O professor Marco Rodrigues é um estudioso de Platão há muitos anos e está realizando uma pesquisa sobre a importância literária do mestre grego”, informou André Lisboa.

Reflexões - Para o coordenador da Escola de Filosofia, Platão é um dos maiores educadores da história da humanidade. “As reflexões contidas nos textos platônicos marcam a alma de seus leitores até hoje. Ter Platão como educador pode mudar positivamente a vida de nossos jovens”, salientou.

A Escola de Filosofia tem dois grupos de estudo: um sobre História da Filosofia e outro sobre Mitologia. Qualquer pessoa pode participar gratuitamente das atividades. As aulas são realizadas quinzenalmente, na Faculdade Católica IESMA (Centro). Para participar dos grupos, basta entrar em contato pelo 98875-0636. Para divulgar a cultura filosófica, o projeto ainda mantém um site (http://escoladefilosofia.org) e o podcast Escola de Filosofia, acessível nos aplicativos Spotify, Castbox e Deezer.

A escola montou uma campanha de apoio para garantir a continuidade de suas atividades. Qualquer pessoa pode doar mensalmente valores a partir de R$ 3,00. Além de ajudar a manter o trabalho de divulgação da cultura filosófica no Maranhão, o apoiador ainda recebe brindes. “Algumas empresas já se tornaram parceiras da Escola de Filosofia, mas estamos procurando novos patrocinadores”, informa André Lisboa, acrescentando que, para apoiar o projeto, basta entrar no site http://apoia.se/escoladefilosofia.

Serviço


O quê

I Seminário da Escola de Filosofia

Quando

Dia 15 de março de 2019 (Sexta-feira), das 8h às 12h

Onde
(Auditório da Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Cohafuma)

Inscrições: (98) 98875-0636 (WhatsApp).

Programação

8h – Recepção

8h30 - Mesa de abertura - “Apologia de Sócrates: a linguagem e a história da vida” - Prof. André Lisboa e Profª. Vanessa Cristina

9h30-Palestra “Prefácio a Platão” (Prof. Marco Rodrigues)

11h - Encerramento e despedida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.