Expedição privada

Rally da Safra avaliará lavouras de soja e milho na região do Matopiba

Objetivo é avaliar potencial produtivo das lavouras, percentual de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, etc.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Expedição percorrerá 95 mil km, e a área corresponde a 95% da produção
Expedição percorrerá 95 mil km, e a área corresponde a 95% da produção

Esta semana o Rally da Safra 2019, organizado pela Agroconsult, passará pela região do Matopipa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A expedição privada iniciará o roteiro hoje pelo município baiano de Luís Eduardo Magalhães, pernoitando amanhá também nessa cidade. Na quinte e sexta-feira serão visitados os municípios piauienses de Bom Jesus e Uruçui e no sábado, 16, a equipe pernoita em Balsas, no Maranhão. A etapa encerra no domingo, 17, em Palmas, no Tocantins.

Nesse período, os técnicos percorrerão propriedades na região do Matopiba com objetivo de avaliar potencial produtivo das lavouras, percentual de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de entrevistar produtores das regiões visitadas.

Além do Maranhão, o levantamento acontecerá em 13 principais estados produtores de soja e milho do país: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Tocantins, Rondônia e Pará.

Além das avaliações em campo, a expedição fará dez eventos regionais e encontros com produtores para debater as condições da safra brasileira. A expedição estima percorrer mais de 95 mil quilômetros neste ano. A área avaliada pelos técnicos corresponde a 95% da produção de soja e 72% de milho no país.

Após uma safra surpreendente, marcada por produtividades acima das expectativas, exportação recorde e rentabilidades positivas, o Rally da Safra 2019 vai a campo em um cenário de preocupação dos sojicultores. Três importantes regiões produtoras – Oeste e Norte do Paraná e o Sul do Mato Grosso do Sul – foram afetadas pelas altas temperaturas e chuvas irregulares que vêm ocorrendo desde meados de dezembro, acentuando as perdas nas lavouras. Outros Estados também registram problemas pontuais, em função da estiagem e das altas temperaturas.

“Não temos mais a possibilidade de safra recorde, como esperávamos no início de dezembro, mesmo com crescimento de 3,1% na área plantada, chegando a 36,2 milhões de hectares”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally e sócio diretor da Agroconsult, organizadora da expedição. No momento mais otimista da safra, em novembro do ano passado, a projeção da Agroconsult para a safra 2018/19 apontava para 122,8 milhões de toneladas. Agora, a estimativa pré-Rally indica uma safra de 117,6 milhões de toneladas de soja.

“Essa nova estimativa considera a possibilidade de regularização das chuvas. No entanto, se prosseguir o quadro atual, a perspectiva é de piora. Este é o momento oportuno para o Rally verificar a situação das lavouras, diante de um cenário tão heterogêneo. As características climáticas deste período trazem incertezas sobre o peso de grãos, que será avaliado pelas equipes do Rally para confirmar o efeito do clima sobre a produção”, explica André Pessôa.

Mais

Levantamento de safra

O Rally da Safra é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. Projeto pioneiro no país, iniciou em 2004, sendo o único levantamento de safra técnico privado que vai a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho.

A expedição é realizada entre janeiro e março, durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita. O roteiro é escolhido com o objetivo de percorrer os principais polos produtores de soja e milho do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.