Março Lílas

Mulheres prevenidas

Campanha Março Lílas chama atenção para o combate ao Câncer de Colo de Útero

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Campanha aposta na prevenção
Campanha aposta na prevenção (Câncer do colo do útero)

SÃO LUÍS- "Considerado o “Mês da Mulher”, Março traz consigo um misto de sentimentos que nos remetem desde as histórias de lutas e conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres no século XX e atualmente até o empoderamento que este gênero tem sobre o seu corpo, sua saúde e autocuidado.

Protagonista dos poemas Drummondianos, esta mulher é multifacetada: Mãe, esposa, filha, dona de casa, dona do seu negócio, entre outros papéis que esta exerce e que sabe que para fazer este malabarismo de funções precisa ter um compromisso mais sério com a sua saúde. Dessa forma, o Hospital São Luís, no afã de promover conscientização e propalar saúde, em parceria com o Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH) lança a sua segunda edição da Campanha Março Lilás, um momento propício para sensibilizar a todos, a respeito do Câncer de Colo do Útero, terceiro com mais incidência na população feminina, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O Câncer de Colo do Útero, também chamado de Câncer Cervical, tem como principal causa, a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Dessa forma, seguindo a máxima “Prevenir é melhor que remediar”, sabe-se que quanto mais cedo as mulheres tomam conhecimento acerca da prevenção, menores os riscos de desenvolver essa doença. Medidas simples e eficazes podem trazer benefícios a estas, como a "vacina contra HPV" e realização de exames periódicos e ginecológicos, como o Papanicolau, o famoso “Preventivo”.

Prevenção

A campanha do Março Lílas compõe um dos meses do Calendário Colorido Anual, o qual é uma iniciativa do Hospital São Luís, assinada pelo Diretor Geral (Plinio Tuzzolo) e realizada pelo Núcleo de Educação Permanente (Coordenadora Rebeca Cutrim). A cada mês, uma cor é evidenciada, colocando em foco um tema relacionado à prevenção.

Essa proposta tem como objetivo o de conscientizar periodicamente colaboradores, pacientes e acompanhantes. Afinal, informação é poder! E para finalizar, retomando a pauta relacionada ao público feminino, pedimos licença ao grande poeta Vinicius de Moraes, para parafrasear uma de suas frases mais célebres: “As mulheres que me perdoem, mas cuidar-se é fundamental!” Pense nisto!


Saiba mais

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

A principal forma de prevenção, entretanto, é a vacina contra o HPV. O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e em 2017, para meninos. Esta vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

O grupo etário alvo da vacina é de 9 a 14 anos pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Devem ser tomadas duas doses, com intervalo de seis meses. Grupos especiais, como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.