ROTINA RETOMADA

Rotina da cidade volta ao normal a partir de meio-dia desta quarta-feira

Diversos estabelecimentos permaneceram fechados durante os cinco dias da festa momesca; comércio, por exemplo, reabre ainda nesta tarde, agências bancárias voltam a funcionar a partir de meio-dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Shoppings voltam a prestar serviços normalmente.
Shoppings voltam a prestar serviços normalmente. (Comércio em Shopping)

SÃO LUÍS – São Luís retorna a sua rotina nesta Quarta-Feira de cinzas, após o feriado de Carnaval. Estabelecimentos comerciais, agências bancárias e outros órgãos retomam suas atividades normais a partir de hoje (6).

Correios e supermercados voltarão às atividades no início da tarde, assim como shoppings, que também voltam a prestar serviços normalmente. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), as lojas da Rua Grande que estiveram fechadas desde o último sábado, também reabrem na tarde de hoje.

Com os ânimos do Carnaval já acalmados, os serviços suspensos durante os cinco dias da festa momesca na capital maranhense retornam ainda nesta tarde. Do muito comercializado em dias normais, por exemplo, apenas alguns supermercados e farmácias estiveram abertos durante este feriado prolongado, e agora que para o brasileiro o ano definitivamente começou, os serviços que folgaram durante o período também voltam à disposição da população.

Supermercados e farmácias
Os supermercados atendem normalmente, a população nesta Quarta-Feira de Cinzas. Os estabelecimentos não fecharam durante o período de carnaval, por serem considerados serviços essenciais, assim como as farmácias e drogarias.

Correios
O expediente nos Correios retorna a partir desta Quarta-Feira de Cinzas, em horário normal.

Bancos
As agências bancárias retornam com funcionamento normal hoje (6), e estarão abertas três horas mais tarde, ao meio dia. Durante o feriado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os consumidores poderiam efetuar pagamentos no autoatendimento com agendamento para data útil, usando o código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês que tiverem os dias 4 ou 5 como data de vencimento poderão ser pagas hoje ou amanhã, sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Comércio
As lojas e quiosques de shopping reabrem nesta quarta-feira (6), a partir das 12h, até as 22h, em horário comercial dos shoppings da capital. Os setores de alimentação, cinema e lazer funcionam também normal. As lojas da Rua Grande também retomam às suas atividades a partir das 13h.

Justiça
O Judiciário Maranhense funciona, ainda hoje, em regime de plantão. O expediente forense somente voltará ao normal a partir de amanhã (7), conforme já definido no Calendário Forense 2019 - Resolução GP nº 69/2018.

De acordo com a Diretoria Judiciária, o Plantão Judicial do 2º Grau ficará a cargo dos seguintes desembargadores: de 04/03 a 10/03, ao desembargador Jaime Araújo, auxiliado pelos servidores Cláudio M O Coutinho e Carlos A S Moreira Júnior. O telefone disponibilizado para contato no 2º Grau é o (98) 98815-8344.

O serviço funciona em regime de sobreaviso e as demandas são protocoladas exclusivamente pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), com algumas exceções - Portaria GP nº 581/2017. A escala de plantão dos desembargadores, servidores e oficiais de justiça plantonistas do Tribunal de Justiça do Maranhão está publicada no Portal do Judiciário, em “Plantão de 2º Grau”.

No Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), as atividades serão retomadas amanhã (7). Já o Ministério Público do Maranhão (MPMA) continua funcionando em regime de plantão nesta quarta-feira de cinzas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.