Alerta

CDL São Luís disponibiliza o serviço SPC Alerta à população

Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, as pessoas devem comparecer até um balcão de atendimento da CDL São Luís, na sede da Rua da Estrela, no Viva Cidadão, na Praia Grande, ou no Dal Plaza, na Cohab

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Sede da CDL São Luís, localizada à Rua da Estrela, na Praia Grande, estará atendendo a partir de 13h da Quarta-Feira de Cinzas
Sede da CDL São Luís, localizada à Rua da Estrela, na Praia Grande, estará atendendo a partir de 13h da Quarta-Feira de Cinzas

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com consumidores, revelou que 68% dos que vão gastar no Carnaval revelaram que têm medo de sofrer algum golpe ou ser vítima de violência. A mesma pesquisa mostrou que em cada 10 entrevistados, dois já foram vítimas de alguma fraude ou sofreram algum transtorno no mesmo período do ano passado, decorrente da perda de documentos pessoais e cartões de crédito ou débito.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís ninguém está totalmente livre de passar por situações de golpe, furtos ou roubos, ainda mais durante eventos de massa como o Carnaval. O diretor do SPC, José Terceiro Fontinele Filho, orienta as pessoas a portarem o mínimo de documentos possível durante a folia momesca, bem como objetos de valor, como celulares. E que se houver algum transtorno, deve-se fazer imediatamente um boletim de ocorrência em uma delegacia.

Mas é possível diminuir as chances de prejuízos futuros. Segundo José Terceiro, as informações sobre documentos roubados, furtados ou extraviados, contidas em boletim de ocorrência alimentam o banco de dados da CDL São Luís, por meio do SPC Alerta.

Portanto, em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento da CDL São Luís, na sede da Rua da Estrela, no Viva Cidadão, na Praia Grande, ou no Dal Plaza, na Cohab, com o boletim de ocorrência em mãos para fazer gratuitamente um ‘Alerta de Documentos’. Esses locais de atendimento estarão funcionando a partir das 13h de Quarta-Feira de Cinzas. “Esse é um serviço gratuito oferecido pelo SPC”, garantiu José Terceiro.

A partir destas informações o risco de fraudes fica reduzido, pois os estabelecimentos comerciais serão informados, e caso haja utilização indevida dos documentos para solicitação de crediário ou financiamento, por exemplo, o lojista consultando o SPC pode evitar a fraude.

Além disso, a CDL também possui o “SPC Avisa”, um serviço que pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas para receber informações, em até 24 horas, sempre que o CPF ou CNPJ for consultado, incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.