Prevenção

Escolas de samba passam por vistoria de segurança da Cemar

Equipe vistoriou carro alegórico em barracão das 10 escolas que desfilarão no Carnaval de São Luís, verificando o cumprimento de medidas de segurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - Para ter um Carnaval tranquilo na passarela do Anel Viário, foram realizadas on­tem (20), por uma equi­pe de segurança da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), vistorias em barracões de todas as 10 escolas de samba de São Luís, com o objetivo de averiguar se as medidas preventivas de segurança estão sendo obedecidas pelos coordenadores das agremiações.

Na ocasião, os técnicos de segurança Carlos Augusto e Johnathan Taveira checaram todas as alegorias, medindo altura e fiação elétrica das estruturas. “O objetivo dessa revista é evitar que algum grande problema aconteça no deslocamento dessas alegorias até a passarela do samba, visto que o percurso é cheio de fiações e demais barreiras”, explica Carlos Augusto.

Durante a visita ao barracão da escola Terrestre do Samba, o diretor Benedito Rafael informou que nos últimos 11 anos essa fiscalização é feita. “Já sabemos as regras para a segurança dos nossos próprios brincantes. Ainda assim, é importante esse reforço vindo de ações preventivas como a feita pela Cemar”, diz. Além da Terrestre do Samba, foram visitadas as escolas Favela do Samba, Flor do Samba, Império Serrano, Túnel do Sacavém, Turma da Mangueira, Marambaia, Unidos de Fátima, Mocidade da Cohab, Turma do Quinto e Unidos do Ribamar.

Inspeção
Nas visitas técnicas, foram inspecionadas as escolas de samba localizadas na Vila Palmeira, Sacavém, Ma­dre Deus, Areinha, Centro e São José de Ribamar, para averiguar as ações carnavalescas realizadas pelas escolas. Na ação, um dos pontos principais, verificados foi a altura dos carros alegóricos. A recomendação é que os carros e trios elétricos sejam deslocados para o local da folia desmontados e com altura máxima de até 4,5 metros, além da distância de segurança a ser mantida com relação a cabos elétricos energizados nas vias públicas.

“Ainda não tivemos nenhuma irregularidade registrada. Caso isso aconteça, o representante da escola será encaminhado à Cemar para assinar um termo de compromisso e, após isso, deve estar de acordo com as normas em prazo a ser estipulado”, frisa o técnico Johnathan Taveira.

Para quem precisa fazer ligações provisórias para montagem de palcos, sons e similares que necessitam de uma carga maior de energia é importante que procure as agências de atendimento da Cemar com antecedência e solicite o serviço, para garantir uma festa alegre e com segurança.

Principais ações

• Inspeção de Segurança na altura dos carros Alegóricos e Trios elétricos;

• Inspeção de Segurança na altura das redes elétricas no trajeto e percurso dos carros Alegóricos e Trios elétrico;

• Informar altura máxima (4,5m) estabelecida pela área técnica como livre dos riscos de acidentes com carros alegóricos e trios elétricos;

• Notificar agremiações e responsáveis sobre as não conformidades constatadas nas inspeções e recomendar as medidas corretivas;

• Informar a área técnica da Cemar quanto à necessidade de implementação de medidas de controle dos riscos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.