Janeiro Roxo

Mutirão faz alerta sobre a prevenção da hanseníase

Quem procurou, neste fim de semana, o Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, foi atendido por enfermeiros e um médico; pacientes diagnosticados receberam orientação para iniciar logo o tratamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Médico examina paciente em mutirão de hanseníase (De Jesus)
Médico examina paciente em mutirão de hanseníase (De Jesus) (Mutirão)

São Luís -O fim de semana em São Luís foi de alerta contra a hanseníase, doença que em 2018 acometeu mais de 3 mil pessoas no Maranhão, sendo 650 casos somente na capital, conforme os dados mais recentes. Para conter o avanço da moléstia infectocontagiosa e transmitida por vias aéreas superiores, foi realizado, sábado, um mutirão em alusão à campanha “Janeiro Roxo”, no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, no bairro Vila Palmeira.

Quem procurou atendimento, passava por uma avaliação prévia com enfermeiros. Os casos suspeitos eram encaminhados para uma averiguação mais detalhada, submetendo-se a uma baciloscopia e, posteriormente, ao atendimento médico.

“Nós estamos realizando essa ação em alusão à campanha ‘Janeiro Roxo’ e os casos diagnosticados são encaminhados para tratamento imediato. Nesta semana, daremos continuidade à ação com palestras de autoestima e motivação. Ao mesmo tempo, faremos panfletagem e um dia de lanche. É muito importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer alteração na pele e não se automedique. O mais indicado é investigar, dirigindo-se a um posto de saúde”, explicou Anselma Viegas, coordenadora do Serviço Social da unidade.

Um paciente que preferiu não ter o nome identificado estava com suspeita de hanseníase em virtude de uma mancha nas costas. “Eu desconfiei pelos sintomas e como soube desse mutirão, vim para uma avaliação com os enfermeiros e o médico. Os sintomas são muito parecidos com os que divulgam com frequência na televisão”, disse.

De acordo com o médico dermatologista Clerisson Medeiros, responsável pelos atendimentos no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, a hanseníase é uma doença que se manifesta por meio de manchas brancas ou avermelhadas e, também, por alteração ou ausência de sensibilidade. “Além disso, deve-se prestar atenção em sintomas como dormência nas mãos, nos pés, fisgadas e câimbras. Não se pode esquecer que é uma doença da pele e dos nervos”, explicou, informando que o tratamento varia de acordo com a forma clínica e pode durar de seis meses a um ano.

A hanseníase tem cura. No entanto, pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for feito tardiamente ou se o tratamento não for feito de forma adequada. Alguns sintomas são parecidos com outras doenças. Além disso, a população costuma dar pouca atenção às doenças de pele, buscando ajuda médica já com o problema em estado avançado. Trata-se de uma doença silenciosa, que não provoca dor. Por isso, as pessoas demoram muito a perceber.

Hanseníase

É uma doença infectocontagiosa, transmitida pelas vias áreas superiores (tosse ou espirro), através do convívio prolongado de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável.

3.079

Número de casos registrados ano passado no Maranhão

650

Número de casos constatados somente em São Luís em 2018

Os sintomas incluem:

- Sensação de formigamento

- Fisgadas ou dormência nas extremidades

- Manchas brancas ou avermelhadas na pele

- Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato

- Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor

- Nódulos e placas em qualquer local do corpo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.