Serviço

Prorrogada até segunda-feira (21) Chamada Pública para ocupação da Galeria Trapiche

As inscrições são gratuitas e os trabalhos selecionados poderão ser expostos na área interna da Galeria entre os meses de fevereiro e agosto de 2019

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Edital visa selecionar propostas para exposições no campo das artes visuais
Edital visa selecionar propostas para exposições no campo das artes visuais (Galeria Trapiche)

Foi prorrogada até segunda-feira (21) a Chamada Pública para a ocupação da Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. O edital está aberto para todo país e visa selecionar propostas para exposições no campo das artes visuais. Os trabalhos selecionados poderão ser expostos na área interna da Galeria entre os meses de fevereiro e agosto de 2019. As inscrições são gratuitas.

"Prorrogamos a chamada pública para quem deseja expor na Galeria em 2019. É o terceiro ano que abrimos edital de ocupação como forma de disponibilizar o equipamento público para todos que tenham interesse em expor trabalhos em qualquer categoria do campo das artes visuais. A Chamada é nacional e, desta forma, ampliamos o catálogo de obras que circularam em São Luís, pois atrai a participação de artistas de todo país. Além disso, incentivamos a produção local em artes visuais, por meio da realização de exposições e divulgação de trabalhos artísticos, proporcionando à sociedade mostras relevantes e de qualidade reconhecida, além do intercâmbio entre artistas de São Luís com os de outras regiões", explicou a diretora da Galeria, Camila Grimaldi.

As inscrições serão recebidas até às 23h59 do dia 21 de janeiro. A seleção será feita entre os dias 22 e 25 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 28, na página da Prefeitura e Fanpage da Galeria Trapiche, no Diário Oficial e em carta aos selecionados.

Os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição no link: http://www.saoluis.ma.gov.br/edital.asp?id_edital=1399, mesmo endereço em que está disponível o Edital completo. O portfólio e documentos pessoais devem ser enviados para o e-mail galeriatrapicheslz@gmail.com com o seguinte título: 'Chamada Pública Galeria Trapiche: nome da exposição, nome do artista\coletivo\curador'. Não serão aceitas inscrições impressas; em caso de desenhos e documentos, os mesmos devem ser escaneados e enviados em formato JPG ou PDF.

O Portfólio deve conter um memorial descritivo (tamanho máximo: até duas laudas), com texto sucinto sobre o que é a exposição, em linguagem clara e objetiva, com o número aproximado de obras a serem apresentadas, além de fotografias (mínimo 10, máximo 20) das obras a serem expostas ou de obras de autoria do artista que sejam representativas das linguagens a serem utilizadas na exposição. Em cada imagem deverá constar: título, data, técnica, materiais utilizados, dimensões e outras informações consideradas necessárias para melhor identificação da obra.

Os arquivos de audiovisual deverão ser enviados os links do vídeo em plataformas onlines: youtube e/ou vídeo. Também deve conter no portfólio até três peças gráficas (convites, catálogos e/ou cartazes) ou textos publicados na imprensa sobre a obra do artista; Currículo sucinto do artista/coletivo/curador: nome civil, nome artístico, endereço, telefone, endereço eletrônico, formação, exposições realizadas e outras atividades profissionais.

Somente serão aceitas inscrições de pessoas físicas diretamente responsáveis pela criação e execução de suas obras, ou coletivos com um representante legal que seja diretamente envolvido com a criação e execução das obras, ou ainda curadores que proponham um projeto expositivo, esse por sua vez será o representante legal da exposição. O proponente poderá se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva.

CRITÉRIOS
Os critérios para seleção da proposta são: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade, adequação ao espaço físico pretendido. A Comissão poderá não aceitar obras que exijam cuidados especiais de segurança ou que ofereçam qualquer tipo de risco à segurança do público e/ou à integridade do espaço.

Cada exposição terá duração entre 20 a 30 dias corridos. As obras constantes da exposição não poderão ser retiradas antes do encerramento da mostra. No caso de proposta individual, dependendo da necessidade de agenda, a galeria poderá abrigar mais de uma exposição, desde que indicado pela Comissão de Seleção. As obras encaminhadas para a exposição deverão estar acompanhadas de ficha técnica (autor, título, data, dimensões em cm - altura x largura x profundidade, técnica e material) e anotações específicas para sua conservação e manutenção durante a exposição.

As propostas serão analisadas e selecionadas por uma Comissão de Seleção, composta por profissionais notoriamente reconhecidos na área das artes visuais e por um representante da Galeria Trapiche, designados pela Secretaria Municipal de Cultura - SECULT. Quaisquer esclarecimentos aos interessados e orientação técnica para o preenchimento da Ficha de Inscrição serão prestados pela Galeria Trapiche, em dias úteis, no horário das 14h às 18h ou pelo e-mail: galeriatrapicheslz@gmail.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.