Psicoeducação

Janeiro Branco realiza ações pela saúde mental no MA

Chancelada pelo Conselho Nacional de Psicologia, campanha foca em suicídio e autoconhecimento

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Profissionais da SES assistem palestra sobre ações do Janeiro Branco
Profissionais da SES assistem palestra sobre ações do Janeiro Branco (janeiro branco)

O mês de janeiro agora é reconhecido como Janeiro Branco, campanha chancelada pelo Conselho Nacional de Psicologia, que faz alusão aos cuidados do cidadão com a saúde mental. A iniciativa foi tomada há três anos, em nível de Brasil. Apesar de ainda não ser uma campanha oficial apadrinhada pelo Ministério da Saúde, ela possui força no estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Márcio Menezes, chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, explica mais sobre a proposta do conselho ao idealizar a campanha. “No mês de janeiro, encontramos pessoas ansiando por mudanças após o Ano-Novo. É com base nisso que foi-se pensado em realizar o Janeiro Branco, para que o próprio cidadão começasse a se conhecer mais e conhecer sua mente, além de se precaver de possíveis patologias”, diz.

Em sua maior parte, as atividades promovidas com alusão ao mês são feitas pelo Centro de Atenção Psicossocial. No Maranhão, são 86 centros espalhados, em sua maior parte de gestão municipal. “Esses centros oferecem serviços de atendimento para quem os procura, além de ofertar ações em escolas e outros meios. É bom ressaltar que o cuidado com a saúde mental deve ser durante o ano todo. As pessoas têm que se precaver e deixar de levar esse assunto como paradigma”, completa.

Dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates, reflexões, minipalestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, dentre outras atividades. A valorização de políticas públicas em nome da Saúde Mental, a valorização da Saúde Mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde no Brasil e no mundo.

Por meio dessa campanha, cidadãos, psicólogos e demais profissionais da saúde ou não estão se mobilizando para levar mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos encontram-se entrelaçados. Alguns dos lemas são: “Quem cuida da mente, cuida da vida”; “Quem cuida das emoções, cuida da humanidade”; “Quem cuida de si, já cuida do outro”; “Sem psicoeducação não haverá solução”; “Autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental”; “O que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”; “Saúde mental pressupõe políticas públicas”.

Suicídio
O Janeiro Branco é planejado e projetado para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõem a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido.

O suicídio é um dos assuntos mais delicados abordado na campanha. A partir de dados liberados pela Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Maranhão, foram registrados 1.399 suicídios no estado, entre 2013 e 2017. “O que mais nos deixa preocupados são os aumentos registrados em 2017. Com base em dados prévios, pode ser ainda maior nos números finais de 2018”, explica do chefe setorial.

Segundo os dados, o maior número de suicídio é registrado por homens, apesar de as mulheres serem as que mais tentam realizar a ação; ainda, pessoas que possuem apenas o ensino fundamental I e II registram o maior número de óbitos; a faixa etária com maior número de casos são de jovens entre 20 e 29 anos.

A campanha traz como mensagem que “há sofrimentos que podem ser prevenidos e dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas”.

5 objetivos da campanha Janeiro Branco

A Campanha Janeiro Branco nasceu em Minas Gerais e a metáfora do TREM a identifica: psicólogos(as) são a locomotiva da Campanha que, em sua integralidade e por seu caráter multidisciplinar e transdisciplinar, também possui inúmeros vagões a constituí-la com a necessária e oportuna participação de outros cidadãos capazes de enriquecer as suas potencialidades e possibilidades.

Com base nisso, a campanha traça cinco objetivos a serem alcançados. São eles:

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

1 – Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.

2 – Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.

3 – Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.

4 – Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de psicoeducação entre as pessoas e as instituições sociais.

5 – Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.