Utilidade pública

Documento perdido pode ser encontrado no comando da PM

Vários documentos encontrados por agentes em períodos festivos estão disponíveis para busca

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Documentos perdidos à disposição na PM
Documentos perdidos à disposição na PM (Documentos perdidos )

As festas de fim de ano trouxeram momentos maravilhosos. Nesse meio tempo, algumas situações são muito comuns, tais como a perda de documentos em grandes aglomerações. O consumo do álcool é um dos principais fatores que ocasiona esse tipo de situação.

Documentos como identidade, CNH, carteiras de trabalho e cartões de crédito estão entre os mais perdidos pela população, segundo dados da Polícia Militar. Para aqueles que não optam por tirar uma outra via de imediato, a busca pode ser feita no Comando Geral da PM, no Calhau. Todos os documentos perdidos, entregues a policiais ou encontrados após eventos em que houver policiamento, são levados ao Batalhão e ficam disponíveis para busca.

Após quatro meses, os documentos são entregues aos órgãos responsáveis, como afirma o sargento Fontenele. “Eles não podem ficar aqui por um período indeterminado, até porque as buscas feitas aqui são brandas. Mas é um direito do cidadão poder buscá-lo, de preferência poucos dias após a perda”, disse.

O sargento também afirma que está em desenvolvimento um site que facilitará a busca . Todo material achado será cadastrado em uma plataforma que poderá ser acessada de casa, por qualquer cidadão. Assim, ficará mais fácil saber se o documento perdido realmente foi encontrado, sem necessidade de tirar uma segunda via de forma imediata.

Correios
Para ajudar o cidadão, os Correios também oferecem o serviço Achados e Perdidos, disponível em todas as agências centrais do país. Em São Luís, a agência responsável fica localizada na Praça João Lisboa, Centro. A consulta à relação de documentos disponíveis para retirada pode ser feita no local. Em São Luís, o serviço com documentos encontrados no mês de dezembro deve estar disponível para busca a partir do dia 21 de janeiro.

Mensalmente, em todo o Brasil, mais de 20 mil documentos são disponibilizados para retirada. Mas apenas 3% deles são procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais também são remetidos ao órgão emissor. Caso qualquer um encontre um documento na rua, o mesmo pode ser entregue na agência dos Correios, onde os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada por 60 dias.

Para retirar o documento perdido, o cidadão deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma tarifa de R$ 5,70. Documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais.

Recomendações
Para prevenir a perda de documentos originais em festas ou outros locais propícios para isso, a pessoa deve ficar atenta. A PM recomenda que todos andem apenas com uma cópia autenticada de identidade. O único documento obrigatório do cidadão é a CNH, caso esteja no volante.

Nunca sair, a menos que seja necessária a utilização, documentos como carteira de trabalho, certidões de casamento e nascimento e certificado de reservista, além de portar, também, os cartões de crédito utilizáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.