Bando

Associação criminosa descoberta por clonar cartões

Pelo menos oito pessoas integravam uma quadrilha que clonava cartões de políticos para pedir dinheiro de suas vítimas

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Quadrilha presa acusado de clonar cartões de políticos
Quadrilha presa acusado de clonar cartões de políticos (Quadrilha)

SÃO LUÍS - Uma associação criminosa especializada em clonar celulares de políticos para pedir dinheiro em nome de vítimas, mais uma vez foi desarticulada no Maranhão pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). De acordo com a polícia, oito integrantes desse bando foram presos ontem na Ilha e, pelo menos, sete prefeitos do interior do estado e três gestores municipais das cidades do Paraná foram vítimas desses criminosos. O prejuízo inicialmente é em torno de R$ 200 mil.

Os presos foram identificados como José Jorge Xavier Alves, de 28 anos; Lottas Mateus Ribeiro Caldas, de 23 anos; Hallen Devid Cosmo Nascimento, de 28 anos; Bruno Nascimento Alves de Morais, de 27 anos; Diego Silva Fernandes, de 34 anos; Marcos Aurélio Santos Freitas Filho, de 29 anos; Márcia Sebastiana Sousa de Jesus, de 47 anos; e Annielle Raiana Barreto Granjeiro, de 37 anos. O delegado Carlos Alessandro de Assis, superintendente estadual de Investigações Criminais (Seic), declarou que entre os presos há funcionário de uma Câmara Municipal, Prefeitura e até mesmo da União.

Ainda segundo o delegado, eles foram presos em cumprimento de ordem judicial e autuados pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Os quadrilheiros ainda ontem foram ouvidos e, logo após, encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas onde vão ficar presos à disposição do Poder Judiciário.

Golpe

O delegado informou que os quadrilheiros conseguiam clonar o número do chip do celular das vítimas e, em seguida, enviavam mensagem para os familiares e amigos próximos da vítima pedindo dinheiro. Esta quantia era depositada na conta bancária dos criminosos. Esse bando fez várias vítimas no Maranhão e também no Paraná e até mesmo pessoas que possuem acesso a recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Pode haver mais vítimas desses quadrilheiros e as investigações vão continuar sendo realizadas pela Seic”, afirmou o delegado.

Prisões

No começo do segundo semestre do ano passado ocorreu uma operação realizada no Maranhão pela Polícia Federal e a Seic que conseguiram prender quadrilheiros especializados também em clonagem de celulares de políticos. Entre os presos estava o líder desse bando, identificado como Leonel Silva Pires Júnior. Com ele, a polícia apreendeu dois carros de luxo.

De acordo com a polícia, os golpistas tiveram acesso aos contatos de políticos e clonaram os celulares de ministros e mais de 20 deputados estaduais e federais, inclusive, do Maranhão. Eles ainda conseguiram adquirir de forma ilegal uma quantia no valor de R$ 500 mil do Fundeb da cidade de Santa Quitéria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.