Teatro

Grandes espetáculos para movimentar fevereiro em São Luís

Teatro Arthur Azevedo colocará em cartaz cinco produções locais para atrair o público, começando com "O Auto da Compadecida", no dia 2

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Trecho de "O Auto da Compadecida"
Trecho de "O Auto da Compadecida" (Auto da Compadecida )

São Luís - O Teatro Arthur Azevedo prepara uma programação especial para o mês de fevereiro. Trata-se do projeto Gema (Grandes Espetáculos do Maranhão). De acordo com o diretor da casa, Celso Brandão, a ideia é presentear o público com produções signas de aplausos e valorizar o talento dos artistas locais.

"E isto faremos no segundo mês do ano, para movimentar a cena artística local e levar as pessoas ao teatro, dinamizando também a agenda cultural local para atrair os turistas que visitam a cidade nesta época ano. Além disso, como estaremos na efervescência do período pré-carnavalesco, os espetáculos serão uma opção alternativa à folia", disse Celso Brandão.

O primeiro espetáculo a ser apresentado será “O Auto da Compadecida”, um grande sucesso de Ariano Suassuna, a ser encenado nos dias 2 e 3 de fevereiro. O espetáculo é encenado pela Academia de Artes Gracielle Costa.

Na versão maranhense, a diretora Gracielle Costa usa de forma muito inteligente as influências da cultura maranhense ao clássico de Suassuna, com dialetos e sotaques típicos do Estado. O texto leve e descontraído somado às passagens de dança prometem comédia do início ao fim.

A história conta as aventuras dos amigos João Grilo e Chicó, dois pobres trapalhões que estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo na cidade de Codó (MA). Porém, uma aventura maior ainda os espera após a chegada da temida cangaceira Severina de Aracaju, que persegue a todos pela região. Só Jesus e Nossa Senhora poderão intervir por esta dupla.

A peça, lançada em 2018, compôs a programação da 13ª Semana do Teatro no Maranhão, que ocorreu no mês de novembro. Um dos destaques foi a interpretação da atriz Annera Mouratto, no papel da personagem Dorinha, que foi indicada a categoria de Melhor Atriz e concorreu ao Troféu Apolônia Pinto na Mostra Competitiva.

O Auto da Compadecida tem direção geral de Gracielle Costa, cenografia de Marcos Dominici, figurinos e adereços confeccionados pelo Ateliê Marizete Prado.

No dia 10 de fevereiro, tem “O Miolo da Estória”, e no dia 15, “Chico, Eu e Buarque”. "Outro espetáculo, a ser apresentado nos dias 16 e 17, é “Pai & Filho”. E encerraremos a temporada com o aplaudido 'João do Vale, o Musical', que ficará em cartaz de 22 a 24", anunciou Celso Brandão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.