Comunicação

Celular pirata no Maranhão recebe bloqueio da Anatel

Mensagem da Agência Nacional de Telecomunicações começou a ser enviada desde ontem ( 7) ; bloqueio de celulares nos 15 estados ocorrerá a partir do dia 24 de março; advertência e bloqueio dos celular piratas já estava valendo no em outros estados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Celular pirata no Maranhão está recebendo mensagem de bloqueio da Anatel
Celular pirata no Maranhão está recebendo mensagem de bloqueio da Anatel (Divulgação)

BRASÍLIA - O Maranhão está entre os 15 estados que começaram a receber, desde ontem ( 7) mensagem de de bloqueio de texto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertando que o aparelho celular pirata será bloqueado. A medida, que já estava em vigor em 11 estados e no Distrito Federal, agora também passa a valer nas outras unidades da federação em que ainda não tinham esse recurso.

De acordo com a Anatel, o bloqueio será feito a partir do dia 24 de março, 75 dias após o envio das mensagens. Nesses estados, desde ontem, quem ativar um celular irregular receberá, em até 24 horas, a mensagem de advertência: "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias". Alerta similar é encaminhada 50 dias e 25 dias antes do bloqueio.

Os celulares considerados piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity) – que é o número de identificação do aparelho – adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.

IMEI é a identidade do aparelho. Basta discar *#06# que aparece um número com 15 algarismos. Esse mesmo número tem que estar registrado no adesivo colado no aparelho. Do contrário, o telefone é ilegal, pode ser clonado, adulterado ou roubado.

De acordo com a Anatel, o usuário que receber as mensagens deve procurar a empresa ou a pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

Entre os celulares irregulares a serem bloqueados, afirmou a Anatel, há aparelhos que não oferecerem a qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira.

Mais

A medida valerá para os seguintes estados:

Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará

Maranhão
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Roraima
Sergipe
São Paulo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.