INACABADA

Obra parada é motivo de queixa

Onde funcionava o CE. Antônio Jorge Dino seria construído um Centro de Referência da Juventude

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Obra em imóvel que serviu como escola está parada no Bairro de Fátima
Obra em imóvel que serviu como escola está parada no Bairro de Fátima (obra parada)

O Centro de Ensino Dr. Antônio Jorge Dino, localizado na Rua dos Correios, no Bairro de Fátima, foi desativado há cerca de um ano, pa­ra a construção de Centro de Referência da Juventude, pelo Governo do Estado. No local, seriam oferecidos cursos e atividades culturais para crianças e adolescentes, mas as obras, que começaram no início de 2018, de acordo com a população foram interrompidas em agosto, gerando preocupação entre moradores.

Segundo informações repassadas à comunidade, a obra teve de ser suspensa por falta de verba. Ape­sar de não haver placa de identificação de obra no local, os serviços foram iniciados na cobertura da escola – conforme informação de moradores do bairro – que, atualmente, está quase sem telha­do, com a estrutura comprometida em diversos pontos, cercada por mato e sendo utilizada como pon­to de descarte de lixo. Como contou a moradora Carliane Macedo. “Todo dia tem lixo na beira do mu­ro da escola. Como não funciona mesmo, as pessoas acabam descartando todo tipo de material por lá”, afirmou.

De acordo com o líder comunitário André Santana, que integra um comitê responsável pela vistoria da obra, a interdição da escola não chegou a prejudicar a população, uma vez que os alunos fo­ram redistribuídos entre os colégios do entorno. Mas a interrupção da implantação do Centro de Referência da Juventude gera preocupação.

“Para a comunidade, o centro é uma esperança, pois é um projeto muito amplo, que ofereceria cultura, atividades e cursos profissionalizantes para nossos jovens. Uma ação muito interessante, que beneficiaria o Bairro de Fátima e toda a região adjacente”, ressaltou.

Santana destacou ainda que nos últimos dias foram vistos funcionários no local, mas nenhuma informação oficial foi repassada à população. “A gente viu um pessoal entrando na escola ontem [sexta-feira, 4]. Eles deram a entender que a obra deve ser retomada, mas não tivemos nenhuma notícia oficializada sobre isso”, contou.

Em nota, o Governo do Estado informou que a primeira etapa de reforma foi iniciada no primeiro semestre de 2018, com a limpeza do espaço e adequação e melhoramento do telhado. Os serviços de adequação do prédio estão parados por causa do período de fim de ano, porém devem ser retomados já na próxima segunda-feira (7). Em reunião com lideranças do Bairro de Fátima, ocorrida em novembro de 2018, o Governo do Estado apresentou o andamento das obras e propôs a criação de uma comissão formada por lideranças comunitárias para acompanhar, junto aos representantes do governo, o andamento dos serviços de implantação do Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.