Maranhão na Copinha!

Representantes do Maranhão estreiam na Copinha nesta quinta

Babaçu e Marília estreia nesta quinta-feira (3); atual campeão, o Flamengo também estreia, assim como o favorito Palmeiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Marília é o atual campeão maranhense sub-19
Marília é o atual campeão maranhense sub-19 (MARILIA COPINHA )

SÃO LUÍS – Os representantes do Maranhão na Copa São Paulo de Futebol Júnior estreia nesta quinta-feira (3). O Babaçu, que está no Grupo 3, vai encarar o Cruzeiro (MG), às 16h, na cidade de Marília. Já o Marília, que é da cidade de Imperatriz, faz seu primeiro jogo na Copinha, às 16h45, diante do Velo Club (SP), em Rio Claro. O atual campeão Flamengo também estreia nesta quinta, assim como o multibilionário time do Palmeiras, que nunca ganhou a competição. Organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o certame começou na quarta-feira (2) e vai até o dia 25 deste mês, e a partida final será disputada no dia 25, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Atual campeão da Copa Maranhão de Futebol Sub-19, o time do Babaçu jogará toda esta primeira fase da Copinha na cidade de Marília, no interior de São Paulo. Além do Cruzeiro, a equipe de São Luís ainda vai enfrentar o Marília (SP), donos da casa, e o Linense (SP). Em 2015, o Babaçu deixou a primeira fase da Copinha com apenas um ponto.

Já o Marília, atual campeão do Campeonato Maranhense Sub-19, vai disputar essa fase inicial na cidade de Rio Claro (SP), ao lado dos anfitriões do Rio Claro (SP) e do Náutico (PE). Em 2008, o Marília se destacou ao avançar em primeiro luga na primeira fase da Copinha, em uma chave com Atlético-MG, Barueri e Flu de Feira. Na fase seguinte, caiu para o Taboão da Serra, em goleada sofrida por 5 a 1, mas que não tirou o brilho dos maranhenses.

A equipe maranhense que chegou mais longe na Copa São foi o Moto Club, em 2006. O Papão fez uma campanha surpreendente naquela edição, chegando a eliminar times grandes como Grêmio e São Paulo, e terminou na sexta colocação. Os destaques desta campanha do Rubro-Negro foram o meia-atacante Palito, o lateral Clayton e o zagueiro Diego.

Campeão e o Palmeiras estreiam

Atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Flamengo estreia nesta quinta-feira, às 16h, contra o River-PI, pelo Grupo 15, em Jaguariúna. Os rubro-negros buscam chegar a mais um título nas categorias de base.

O Flamengo viveu um ano de 2018 com muitas conquistas na base. Por isso, o elenco chega motivado para conquistar mais um título. Para isso, os cariocas terão alguns jogadores que já são destaques e alvos de clubes europeus, como o meia Reinier. Ainda pelo grupo 15, o Jaguariúna0SP encara o Trindade-SP na abertura da rodada dupla.

O Palmeiras inicia sua busca pelo inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira. A estreia na competição acontece contra o Galvez-AC, às 21h30 (de Brasília), na Arena Capivari. Capivariano e XV de Piracicaba completam o Grupo 13 do torneio.

Mesmo sem nunca ter vencido a Copinha, o Verdão entra como um dos favoritos ao título. Em 2018, o Alviverde conquistou 23 campeonatos com suas categorias de base, incluindo o Brasileiro, Paulista e Copa-RS Sub-20, e Mundial Interclubes Sub-17.

Os maiores campeões

21 clubes já levantaram a taça da Copa São Paulo de Futebol Junior. Treze são de São Paulo que faturou um total de 29 títulos das 49 edições. Equipes do Rio de Janeiro conquistaram a Copinha 10 vezes, sendo cinco do Fluminense, quatro do Flamengo e uma vez, o Vasco. Minas Gerais soma cinco títulos, sendo três do Atlético-MG, enquanto Cruzeiro e América-MG faturaram a taça uma vez cada.

Neste ano, a competição será disputada por 128 times, divididos em 32 grupos. Apenas os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase seguinte, que será composta por rodadas mata-matas.

Ranking dos campeões:

10 títulos: Corinthians
5 títulos: Fluminense
4 títulos: Internacional e Flamengo
3 títulos: Santos, São Paulo e Atlético-MG
2 títulos: Ponte Preta, Nacional e Portuguesa
1 título: Juventus, Cruzeiro, Guarani, Vasco, América-SP, América-MG, Paulista, Marília, Santo André, Figueirense e Roma Barueri

Jogos dos Maranhense

Grupo 3

03/1

16h - CRUZEIRO (MG) x BABAÇU (MA)

05/1

16h45 - MARÍLIA (SP) x BABAÇU (MA)

08/1

14h45 - BABAÇU (MA) x LINENSE (SP)

Grupo 8

03/1

16h - CRUZEIRO (MG) x BABAÇU (MA)

16h45 - VELO CLUBE (SP) x MARÍLIA (MA)

05/01

19h - MARÍLIA (MA) x NÁUTICO (PE)

09/1

16h45 - RIO CLARO (SP) x MARÍLIA (MA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.