Tradição

Réveillon é marcado por eventos religiosos

Católicos participaram de celebração com missas e shows religiosos e umbandistas reverenciaram a chegada do ano com fé e tradições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Umbandistas reverenciaram Iemanjá na virada do ano
Umbandistas reverenciaram Iemanjá na virada do ano (Umbanda )

SÃO LUÍS-Integrantes de umbanda realizaram, por mais um ano, manifestação na praia do Olho d’Água; católicos se reuniram, em grande show, na Avenida Litorânea

De umbandistas a católicos, a chegada de 2019 foi recepcionada com grandes celebrações de fé e religiosidade em São Luís. Apesar de crenças diferentes, a virada do ano de comunidades religiosas foi marcada por um só sentimento: gratidão. Manifestações aconteceram na orla da capital e reuniu milhares.

Por mais um ano, o encontro dos integrantes de umbanda foi realizado na Praia do Olho d’Água e as homenagens seguiram durante toda a madrugada do primeiro dia do ano. Além dos agradecimentos, um dos pedidos durante as manifestações foi por mais tolerância e respeito à diversidade religiosa.

Diversas reverências aos orixás como Oxalá, Nanã, Iansã, Xangô, Oxum, Oxumaré e Oxóssi foram realizadas. Pontualmente à meia noite, os admiradores da umbanda se dirigiram ao mar e jogaram oferendas para a “rainha do mar”, momento de extrema importância e expectativa para a mãe de Santo Maria das Graças Viana, 65, que participa da manifestação deste os 14 anos.

“O ano não seria o mesmo se eu não tivesse, mais uma vez, servindo à rainha do mar, homenageando os orixás. O ano não seria novo”, frisou. “É sempre muito gratificante participar dessa celebração, pois se trata, acima de tudo, de um momento de união, que é o que a gente mais precisa”.

Tradição
Centenas de representantes de terreiros, não só de São Luís, mas de todo o interior do Maranhão, estiveram presentes no encontro, que já compõe a tradição da virada de ano na capital maranhense e que muito encanta os frequentadores, como a umbandista Elza Santos, 55.

“Abaixo de Deus, eu creio que exista uma força maior, e, para mim, é Iemanjá e os orixás. Eu tenho a umbanda como religião desde os cinco anos de idade, e conquistei muitas coisas durante a minha caminhada. O sentimento sempre será de gratidão!”, elencou.

Já os católicos comemoraram a chegada de 2019 com uma grande celebração promovida pela Renovação Carismática Católica (RCC), que concentrou milhares de fiéis na Praça dos Pescadores, na avenida Litorânea.

De frente para o mar, grande programação fez a alegria de quem se fez presente e pôde receber o novo ano participando de uma celebração que atrai não só os frequentadores assíduos da Igreja Católica, mas aqueles que admiram e tiveram a atenção tomada pela Virada do Ano com Jesus, como foi o caso da estudante Maria da Clara Silva, 24.

“Não tem nada melhor que comemorar a chegada de um novo tempo com uma celebração em gratidão a Deus por todo o alcançado durante o ano que passou”, destacou.

Segundo o coordenador da RCC, Robert Araújo, a quantidade de pessoas presentes refletiu o crescimento que o evento vem tendo anualmente. “O evento foi um sucesso. Consagramos o nosso ano a Deus, o que é mais importante”. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.