Feriadão

Praias ficam movimentadas no primeiro dia do ano

Na manhã de ontem, um engarrafamento se formou nas proximidades da Praia do Araçagi; a Praia do Meio ficou lotada na manhã de ontem e os bares ficaram lotados e empresários contrataram mão de obra extra para a data

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Movimento nas praias foi intenso no primeiro dia do ano
Movimento nas praias foi intenso no primeiro dia do ano (Praia do Meio)

São Luís- O primeiro dia de 2019 começou animado para muitos maranhenses. Várias pessoas buscaram aproveitar o sol e até mesmo matar a ressaca da virada do ano lotando as praias de São Luís. Na Praia do Araçagi o movimento era intenso. Um grande engarrafamento se formou na Avenida dos Holandeses e Avenida Atlântica, vias que dão acesso à praia. Os bares da região estavam completamente lotados, mas, ainda assim, o fluxo de pessoas que buscavam chegar a região não diminuía.

Na Praia do Meio, a situação estava igual. A entrada da Avenida Ponta Grossa, via de acesso à praia, estava descongestionada. Mas na areia a situação era diferente, com bares lotados e muitos carros estacionados ao lado de suas barracas.

Pedro Ribeiro, professor em uma escola particular de São Luís, decidiu passar o primeiro dia do ano de frente para o mar. “O clima está maravilhoso para vir à praia. É o primeiro dia de um ano que promete, então temos que aproveitar tudo que podemos”, disse.

O atendimento na maioria dos bares da região estava ocorrendo com rapidez, resultado da tática de alguns proprietários em contratar mão de obra extra para o período de férias. Júnior Bezerra, chefe da equipe de garçom em um dos bares mais populares da Praia do Meio, conta que é de fato necessário um reforço na equipe em dezembro e janeiro. “Acho que nesses dois meses o movimento se torna ainda mais forte do que os das férias de julho. A equipe fixa da maioria dos bares aqui da região, que normalmente são seis pessoas, devem ter sempre um suporte de mais dois ou três pessoas para fazer trabalho temporário. Se não fizermos isso nossa qualidade despenca”, explica.

Perigos
As regiões da Praia do Meio e Araçagi, já localizadas no município de São José de Ribamar, possuem histórico de serem regiões propícias para acontecer acidentes de trânsito. “Não podemos esquecer que a distância e o fato do consumo de álcool ser ainda maior após as festas de Réveillon, o cuidado para qualquer motorista que vem pra essa região deve ser redobrado”, comenta o professor Pedro Ribeiro.

Vale ressaltar que enquanto O Estado esteve presente nas duas praias, nenhuma equipe de segurança foi vista. A falta de grupos da Polícia Militar realizando rondas paliativas ou de grupos da Polícia Rodoviária realizando Blitz foram atos questionados por muitas pessoas presentes no local.
Marés
Como destacado pelo capitão Márcio Dutra na reportagem desta terça-feira (1º) para O Estado, a primeira preamar foi registrada às 4h06 e a seguinte às 16h30. A primeira baixa-mar, às 10h26 e a seguinte às 23h01. Os condutores que estacionaram seus carros no banco de areia das duas praias – que é permitido –, tiveram que redobrar os cuidados para evitar qualquer prejuízo no primeiro dia do ano, tendo seus carros atolados ou até mesmo engolidos pelo mar.

Às 16h, a maré chegou aos mais de 5 metros. O nível é considerado médio, com menos riscos de ocasionar qualquer tipo de acidente. Mas, ainda assim, a atenção dos motoristas deve ser redobrada. Para aqueles que procuram voltar as praias supracitadas ao longo do mês, entre o dia 3 e 7 e o dia 20 e 24 a atenção deve ser maior ainda, com preamares registrando os níveis mais altos do mês.

O Maranhão tem a maior variação de marés do Brasil e a terceira maior do mundo. Em apenas seis horas, a diferença entre preamar e a baixa-mar pode chegar a oito metros. O fenômeno se dá pelo formato do litoral, fases da lua e pela proximidade com a Linha do Equador. Tais características, tornam a orla de São Luís muito atrativa e até perigosa para quem veio passar a virada de ano na Ilha.

Relembre

Em 1º de janeiro de 2014, cerca de 100 motoristas que resolveram passar o Réveillon na Praia do Araçagi, em São José de Ribamar ficaram atolados na faixa da areia da praia e foram literalmente engolidos pelo mar. O incidente aconteceu à tarde, no momento da alta da maré. O fluxo de pessoas na única via de acesso da praia congestionou e ocasionou o grave problema. Os banhistas apontaram desatenção com variação da maré e falta de estrutura da praia do Araçagi como causas do incidente. A maior parte dos veículos envolvidos no incidente era do tipo passeio e muitos deles eram novos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.