Saúde

Dezembro laranja: campanha combate e previne câncer de pele

Câncer de pele é a forma mais comum da doença em todo o mundo; ação de conscientização foi promovida pela Clínica Dedicare; no Maranhão, este ano, houve 1.700 registros da doença a cada 100 mil habitantes

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]A cada 21 de dezembro é iniciada a estação mais ensolarada do ano: o verão. Somadas ao período de férias e recesso natalino, as altas temperaturas proporcionam mais visitações a praias e piscinas e, consequentemente, mais exposição ao sol.
Embora no Maranhão o período seja considerado chuvoso, a incidência de raios solares ainda causa prejuízos à pele. Para alertar sobre os riscos oferecidos por hábitos como este, a Clínica Dedicare preparou uma manhã de atividades, realizada no último sábado (22) no espaço da Milhas Assessoria Esportiva, localizado na Avenida Litorânea. A ação teve café da manhã, palestras e tira dúvidas sobre câncer de pele e os cuidados essenciais para evitá-lo.

As tentativas de bronzeamento para alcançar a almejada “pele dourada” podem originar sérios problemas de saúde caso não sejam acompanhados de cuidados ideais para a preveni-los. Deve-se levar em consideração desde o horário em que é realizada a exposição ao sol, ao uso de protetor solar, para evitar, principalmente, o surgimento de cânceres de pele, como explicou Francy Dázia, médica dermatologista da Clínica Dedicare.

“O câncer de pele é o mais prevalente no mundo e aqui em São Luís, como a gente tem uma incidência muito grande de sol, a população precisa se manter alerta. O uso do protetor solar é essencial para evitar a doença, lembrando sempre de todas as áreas, desde o rosto aos pés, passando pelas orelhas e entre os dedos”, destacou.

Como ressaltado pela especialista, o câncer de pele é comum em todo o mundo. O Maranhão segue as estimativas, tendo, em 2018, 1.700 registros da doença a cada 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer. De acordo com Francy Dázia, o tipo mais frequente da doença, o carcinoma basocelular, está entre as formas menos agressivas.

“A cada 10 pacientes com câncer, oito possuem o carcinoma basocelular e o mais raro é o melanoma, porém ele é o mais agressivo. Mas todos eles, se detectados no início, podem ser retirados facilmente por meio de cirurgia”, explicou. “É importante estar sempre atento para o surgimento de feridinhas e sinais no corpo. Quando não cicatrizam ou apresentam características como evolução de tamanho e cor, é preciso procurar um especialista”.

Outros fatores também justificam a importância da visita ao médico dermatologista, como o histórico da doença na família. Nestes casos é importante realizar consultas a cada seis meses, caso contrário, uma vez por ano é o suficiente. Além do histórico familiar e da exposição ao sol, o tipo de pele também deve ser levado em consideração na hora dos cuidados.

[e-s001]“Peles de fototipo mais baixo, como daquelas pessoas mais claras, de olhos e cabelos mais claros, têm maior incidência, o que não significa que a pele negra não tenha risco, porque o fator genético tem uma influência muito forte, principalmente em relação ao melanoma”, esclareceu.

Além de levar informação, a ação contou ainda com distribuição de kits com protetor solar e outros brindes, sorteio de produtos e serviços na Clínica Dedicare, café da manhã, promoção de atividade física e apresentação de dança infantil, com o intuito de reforçar a importância dos cuidados com a pele e, claro, com a saúde em geral.

MELANOMA

O melanoma é um tipo de câncer de pele caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos (células que dão cor à pele). Embora tenha ocorrência menos frequente em comparação aos demais cânceres de pele, apresenta, potencialmente, maior gravidade e seu diagnóstico precoce é fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.