MOVIMENTAÇÃO

Compras de Natal: João Paulo atrai consumidores

Além das lojas instaladas na Avenida São Marçal, principal via do bairro, a feira também é um dos principais atrativos, com produtos variados

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Movimentação de consumidores era intensa na Avenida São Marçal, entre compras e atrapalhos nas calçadas
Movimentação de consumidores era intensa na Avenida São Marçal, entre compras e atrapalhos nas calçadas (João Paulo)

O período natalino movimenta vários setores comerciais de São Luís, e a prova disso é a intensa movimentação no bairro João Paulo, que concentra várias lojas e o símbolo do logradouro: a feira. A menos de uma semana para a data mais esperada do mês de dezembro, difícil é não encontrar consumidores cheios de sacolas.

Há quem compre presentes, como é o caso da estudante Danielle Gomes, de 23 anos, mas há, também, quem vá ao comércio do João Paulo para comprar os ingredientes e outros toques especiais para acrescentar na ceia de Natal, que não pode faltar na noite do dia 24, como é o caso da aposentada Maria do Socorro Sousa, de 60 anos.

“Tem muita gente que vem para comprar roupa, sapato e qualquer outra coisa, mas, nesse período em que se aproxima o Natal, eu e várias outras pessoas vêm para comprar os preparos para a ceia, como verduras, frutas e outros ingredientes, que a gente só encontra aqui [na feira do João Paulo]”, destacou a aposentada.

Já a estudante disse que sempre vai ao bairro, durante este período, para aproveitar as ofertas em algumas lojas, dado que se comprova sempre no período de Natal, pois o que não vale é deixar as mercadorias estocadas, já que a crise, pelo menos como afirmam lojistas da Rua Grande - outro importante centro comercial de São Luís -, é um dos principais motivos para a baixa procura de consumidores.

No João Paulo, com a intensa movimentação de transeuntes e veículos que costumam cometer diversas irregularidades, como estacionar em locais proibidos, o que não faltam são problemas. Na manhã de ontem (20), por exemplo, O Estado verificou caminhões parados em plena Avenida São Marçal, descarregando mercadorias, assim como carros de passeio estacionados em calçadas, que deveriam ser exclusivas aos pedestres.

O Estado também constatou a presença de apenas três policiais militares fazendo a segurança do local movimentado, a cada hora do dia, por milhares de pessoas.

Sobre a segurança, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informou, em nota, que neste fim ano deflagrou a Operação Natal Feliz, cujo objetivo é o reforço da segurança nos pontos de maior movimentação comercial de São Luís. A ação, que iniciou-se no último dia 25 de novembro, seguindo até o dia 27 dezembro, conta com o aparato de 94 policias militares por dia, realizando o patrulhamento principalmente a pé, em locais como Rua Grande e adjacências, Praça Deodoro, área comercial do João Paulo - com atenção para a Avenida São Marçal - Monte Castelo, Maranhão Novo, Cohab, Cohatrac, entre outras áreas com grande fluxo comercial.

Além do policiamento a pé, a segurança na área do Centro é reforçada com três viaturas do 9º BPM, uma viatura do Batalhão Tiradentes e policiais que fazem a ronda em motocicletas. Já na Avenida São Marçal, a população é atendida também com o patrulhamento de uma viatura do 9º BPM.

Sobre o estacionamento irregular, a Prefeitura de São Luís foi contatada quanto à segurança, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi encaminhada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.