Promovendo a união

Caminhada pela Cultura e Paz ocorre no Fumacê

Evento foi a culminação do Projeto Unidos, realizado na UI Severiano de Sousa Lima; a idealização foi da Guarda Municipal

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Passeata marcou o encerramento de um projeto que teve 12 etapas
Passeata marcou o encerramento de um projeto que teve 12 etapas (passeata)

Na tarde de ontem (19), foi realizada, na comunidade do Fumacê, área Itaqui-Bacanga, a culminação do Projeto Unidos, realizado pela Guarda Municipal de São Luís. A Unidade Integrada Severiano de Sousa Lima recebe suporte tanto da Guarda como da Vale, por intermédio da Associação Comunitária do Anjo da Guarda (ACIB). Essas instituições vem realizando trabalhos com alunos e pais, desde o mês de agosto.

Com a realização da Caminhada pela Cultura de Paz nas Escolas, alunos e professores comemoraram o encerramento do projeto, que teve 12 etapas trabalhadas com os discentes. “É uma realização muito grande saber que um projeto, que nasceu tão pequeno tocou a vida de mais de 150 alunos, do 6º ao 9º ano da comunidade. Aproveitamos a caminhada, ainda, para fazer a distribuição do “Manual da Cultura e Paz na Escola”, que foi produzido pelos próprios alunos”, conta Bergson Dias, Guarda Municipal e coordenador do projeto.

A cartilha traz informações sobre a realização do projeto e suas intenções, reforçando a conduta e o relacionamento interpessoal ensinado para os alunos com o objetivo de mudar a realidade da comunidade. Além disso, traz “Regras para uma boa convivência no ambiente escolar”. Esse trecho da cartilha foi produzida pelos próprios alunos e objetiva fomentar a consciência grupal sobre Preservação de Patrimônio Público.

Marilene Martins, de 16 anos, aluna da instituição, comentou sobre a iniciativa realizada em sua escola. “Nunca tínhamos recebido algo do gênero. É muito bom aprender sobre assuntos como bullying e violência contra a mulher fugindo da rotina mas permanecendo na escola”, diz. Para o jovem João Gleberson, de 13 anos, uma das partes principais do projeto foi a palestra sobre respeito com o próximo e Preservação do Patrimônio Público. “A nossa escola está nova, a reforma acabou no mês de agosto. Se o senhor tivesse vindo aqui antes, ia ver como tudo era pinchado. E os próprios alunos faziam isso sem motivo algum. Hoje, percebo que muitos criaram a consciência de que isso não é um bom ato”, esclarece.

O projeto teve 12 etapas desenvolvidas trabalhadas em quatro eixos temáticos: bullying, combate as drogas, indisciplina e Depredação do Patrimônio Público. Realizado durante os últimos cinco meses, a programação foi proposta após a realização de uma Pesquisa da Realidade Escolar, através da aplicação de questionário.

Suellen Chaves, secretária-executiva da associação, acentua que uma das principais aspirações tanto da associação como
da Vale é unir a comunidade do Fumacê para a realização de mais projetos envolvendo a comunidade. “Por se tratar de uma comunidade onde não há uma organização institucionalizada, vimos dentro do Projeto Unidos uma porta de entrada na comunidade, através dos alunos da escola. Esperamos que a ação tenha sido bem recebida por todos, nosso objetivo é aumentar essa interação”, relata.

Incluindo palestras, exibições de filmes e visitas, o Projeto Unidas moveu os estudantes nas seguintes atividades:

- Apresentação dos dados obtidos para a Comunidade Escolar;
- Palestra para os alunos com as temáticas: bullying, combate as drogas, indisciplina e Depredação do Patrimônio Público;
- Criação da caixa informativa contra a violência escolar – onde os alunos podem utilizar para denunciar qualquer tipo de violência que sofreram ou presenciaram;
- Escolha do “Aluno Solidário”;
- Gincana contra a violência escolar;
- Cine Escola, com apresentação do filme Extraordinário;
- Criação do Manual da Cultura de Paz na Escola;
- Avaliação final;
- Criação do grupo permanente de discussão na escola, formado por professores e alunos solidários, para que sejam discutidas estratégias de ação a serem adotadas na escola;
- Visita ao Asilo de Mendicidade;
- Caminhada pela Cultura de Paz nas Escolas.

Sobre a ACIB

A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga é uma organização de base comunitária e representa as cinco microrregiões da área Itaqui-Bacanga, que são: Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel, contemplando 53 bairros e uma população estimada de mais de 200.000 habitantes.

Desde 2004 a associação tem qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, emitida pelo Ministério da Justiça. De 2003 a 2013 a ACIB foi referência em trabalho de gestão ambiental com o Projeto ELLU. A partir dai, a organização ampliou o estatuto para outros tipos de finalidade.

Promover o desenvolvimento local, integrado e sustentável da região do Itaqui-Bacanga, promover a integração entre o setor privado, a sociedade civil organizada, a comunidade e o governo, em suas três esferas e buscar o desenvolvimento sustentável através de ações sociais, preservando a qualidade de vida dos moradores da área são as principais missões da organização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.