Dança

Arte e educação na ponta dos pés

Alunas de escolas da Prefeitura de São Luís sobem hoje, às 15h, ao palco do Teatro Arthur Azevedo para o segundo dia de apresentação do espetáculo “Planta Azul”, que encerra o ano letivo do programa Dançando e Educando

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Alunas do programa Dançando e Educando sobem hoje ao palco do Teatro Arthur Azevedo
Alunas do programa Dançando e Educando sobem hoje ao palco do Teatro Arthur Azevedo (Dançando e Educando)

SÃO LUÍS- A importância de preservar a vida marinha e cuidar do meio ambiente são o foco do espetáculo de ballet “Planeta Azul”, que as alunas do programa Dançando e Educando, da Prefeitura de São Luís, apresentam hoje, às 15h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro). A apresentação é fechada para convidados, entre os quais as famílias das alunas e servidores municipais, e é a segunda realizada pelo grupo que fez sua estreia ontem, também no teatro.

Sobre o palco, arraias, golfinhos, moreias, cavalos marinhos, peixe palhaço, corais, estrelas do mar, lulas, pérolas, tartaruga e águas vivas ganham vida a partir da interpretação das alunas que usam a dança para mostrar a importância de preservar a vida marinha e cuidar do meio ambiente, concretizando no palco todo o trabalho de conscientização realizado durante as aulas.

O ensaio das 14 coreografias que compõem o espetáculo iniciaram -se em setembro com as primeiras organizações para a montagem da apresentação. No palco, 150 crianças entre 4 anos e 15 anos desenvolverão as coreografias. Haverá, ainda, duas apresentações solo. Dois atores profissionais convidados interpretam a sereia e o mergulhador. No cenário, diversas projeções com referência ao fundo do mar.

O espetáculo “Planeta Azul” marca os dois anos do programa Dançando e Educando e terá uma hora de duração. Este é o segundo espetáculo encenado pelas alunas do programa. O espetáculo “Para Ler e Dançar” foi o primeiro, apresentado em dezembro do ano passado. A peça mostrou a mistura da dança com a literatura e deu vida a histórias infantis clássicas como “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “Mágico de Oz”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “O Corcunda de Notre Dame”. O espetáculo mostrou ainda obras do maranhense Josué Montello e personagens como Sherazade, uma lendária rainha persa e narradora dos contos de “As Mil e Uma Noites”.

Programa
O programa, idealizado e coordenado pela primeira-dama Camila Holanda, é desenvolvido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e oportuniza a alunos da rede pública municipal o aprendizado da arte do ballet. A coordenação do programa é da bailarina Débora Buhatem. O Dançando e Educando visa favorecer o processo de inclusão social, por contribuir a formação educacional e cidadã e o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Com as atividades do programa, são contempladas escolas do Centro e do Coroadinho.

A primeira-dama Camila Holanda avalia a experiência que as alunas do Dançando e Educando terão ao apresentar-se no maior teatro da capital. "Sem dúvidas, a realização de mais um sonho. Que elas possam guardar para sempre a lembrança desse momento especial. O programa Dançando e Educando é uma das mais sensíveis iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda, na área cultural, e uma grande satisfação presenciar essas crianças alcançando mais uma etapa neste aprendizado".

Serviço

O quê

Espetáculo de ballet “Planeta Azul”, com alunas do programa municipal Dançando e Educando

Quando

Hoje, às 15h

Onde

Teatro Arthur Azevedo – Centro

*Entrada reservada a convidados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.