Educação

Primeira edição do Sisu 2019 deve abrir mais de 235 mil vagas

Oferta de vagas ocorrerá em 129 universidades públicas de todo o país; os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, de 22 a 25 de janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
As inscrições para o Sisu devem ser feitas pela internet, na páginas eletrônica do programa
As inscrições para o Sisu devem ser feitas pela internet, na páginas eletrônica do programa (Agência Brasil)

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) informou ontem (17) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, no primeiro semestre do ano que vem, 235.476 vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Para concorrer ao processo seletivo, os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, de 22 a 25 de janeiro.

Segundo as regras do programa, para disputar a vaga, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As pontuações individuais do Enem poderão ser consultadas a partir do dia 18 de janeiro.

O edital do Sisu permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as instituições de educação superior nas quais deseja ingressar, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência. Caso seja aprovado em ambas vagas, o estudante, porém, deve optar por uma delas.

A primeira edição do Sisu 2019 será constituída de uma única chamada regular, e o resultado será divulgado em 28 de janeiro.

O prazo para que as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados sejam efetuados nas instituições para as quais forem chamados será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

O MEC liberou ontem ( 17), 17 de dezembro, a consulta de vagas da edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada. A pesquisa pode ser feita pelo site sisu.mec.gov.br.

Mudança

Até o Sisu 2018/2, candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo que tenham efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá participar da lista de espera do Sisu.

Segundo o MEC, as modificações na lista de espera visam possibilitar maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular do Sisu. "Desse modo, espera-se também diminuir o tempo de convocações da lista de espera para se completar a ocupação do total de vagas ofertadas no processo seletivo, permitindo assim que todos os estudantes sejam matriculados antes do início das aulas dos cursos. As mudanças ainda poderão ajudar na diminuição de ociosidade das vagas disponíveis a cada semestre letivo nos cursos de graduação das instituições públicas de ensino superior", informa o ministério.

Mais

As regras e o cronograma completo do SiSU 2019 já foram divulgados

Inscrições: 22 a 25 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro
Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
Lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.