DESCARTE IRREGULAR

Descarte incorreto de lixo chama atenção na Avenida Kennedy

Resíduos da construção civil, domésticos e comerciais são descartados no canteiro central

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Descarte irregular de resíduos é feito constantemente na Av. Kennedy
Descarte irregular de resíduos é feito constantemente na Av. Kennedy (Avenida Kennedy)

Feito em quase toda a extensão do meio-fio da Avenida Kennedy, no Bairro de Fátima, o descarte irregular de resíduos prejudica quem trabalha, transita ou reside nas proximidades da via. Segundo informações, a coleta de lixo funciona de forma regular no bairro, mas a ausência de fiscalização possibilita o descarte descriminado de lixo realizado pelos próprios moradores da região.

Resíduos da construção civil, domésticos e comerciais são descartados de forma incorreta no meio-fio da Avenida Kennedy. Na manhã de ontem, até um sofá foi identificado entre os resíduos, que, além de oferecerem risco à população, interferem no trânsito de pedestres, principalmente nos trechos onde há faixas de pedestres.

“Aqui, além de olhar para os lados para ver os carros, a gente tem de procurar lugares onde o lixo não atrapalhe a passagem. É um obstáculo para o pedestre. O medo é de pisar em alguma coisa escorregadia, cair e ser atropelada”, comentou a costureira Regina de Souza, que, diariamente, passa pelo local.

Segundo relatos, o descarte ocorre diariamente, feito pelos próprios moradores. A situação incomoda ainda mais àqueles que trabalham na extensão da avenida, como contou o mecânico Ricardo Martins. “O odor incomoda muito, mas a gente já está até acostumado, porque o pessoal joga lixo aí de manhã, de tarde e de noite, não tem dia nem hora. O caminhão do lixo passa, recolhe e na volta já está tudo de novo”, afirmou.

Ainda de acordo com Martins, apesar do serviço de coleta funcionar corretamente, não há ações fiscalizatórias na região. “Eles só retiram o que está aí, mas deveriam fiscalizar e multar quem joga o lixo, tanto moradores quanto funcionários de empresas”, reforçou.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que faz a coleta na via diariamente, entretanto o volume de descarte irregular feito por feirantes, comerciantes e moradores do entorno é elevado. Por isso, o órgão pede o apoio da população para que faça o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Os resíduos domiciliares devem ser dispostos na porta da residência conforme os dias e turno de coleta. Já os recicláveis devem ser encaminhados para o Ecoponto Parque Amazonas, o mais próximo da localidade. A população deve ser parceira da Prefeitura na fiscalização da limpeza urbana. Casos de descarte irregular devem ser denunciados pela Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636.

SAIBA MAIS

Descarte incorreto de lixo e alagamentos
Os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e, geralmente, visíveis. Na maioria dos casos, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. O fato mais surpreendente é que, justamente quem mais sofre e reclama com a sujeira, também é responsável por provocá-la. Um simples papel jogado em vias públicas pode entupir galerias de águas pluviais, que servem para escoar a água da chuva até córregos e riachos. Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações. A situação pode ser verificada em diversos bairros de São Luís, inclusive no Bairro de Fátima, e ruas paralelas e transversais à Avenida Kennedy.

Além disso, o acúmulo de resíduo em terrenos e vias ou armazenados de modo inapropriado pode gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.