Saúde

Rico em fibras e antioxidante, milho de pipoca apresenta benefícios para a saúde

A praticidade de preparo e consumo também são pontos positivos do snack, que vem ganhando nos últimos tempos versões cada vez mais leves, com redução de sódio e gordura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Pipoca é rica em carboidratos e fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável
Pipoca é rica em carboidratos e fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável (pipoca)

São Paulo - Durante muito tempo a barrinha de cereal foi a primeira opção de snack saudável para matar a fome na correria do dia a dia, no lanche pós academia ou no petisco durante o passeio. No entanto, a pipoca tem ganhado cada vez mais espaço, além do eixo cinema-sofá, por ser muito prática e oferecer diversos benefícios para a saúde.

Apesar de pertencerem à mesma espécie (Zea Mays), o milho comum e o milho de pipoca são diferentes variações do alimento. Com grãos menores, casca mais fina e mais água em sua estrutura interna, o milho de pipoca estoura sem perder suas propriedades nutricionais.

Entre seus benefícios, a pipoca é rica em carboidratos e fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável. Além disso, por ter fibras, pode ajudar no controle dos níveis de colesterol e possui boas quantidades de compostos antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres.

“O milho é um grão que apresenta diversos benefícios para a saúde, e a pipoca nada mais é do que esse mesmo grão que mudou de estado após ser aquecido em altas temperaturas. Mesmo que algumas pessoas sintam variações de sabor, as propriedades da pipoca são semelhantes se ela for preparada no fogão ou no micro-ondas”, assegura Taciana Kuroiwa, nutricionista da Equilibrium.

A praticidade de preparo e consumo também são pontos positivos do snack, que apesar de conhecido por seu sabor tradicional e outros mais indulgentes (com acréscimo de manteiga e coberturas, por exemplo), vem ganhando nos últimos tempos versões cada vez mais leves, com redução de sódio e gordura.

“Quando aliada à uma alimentação equilibrada e em quantidades adequadas, a pipoca é uma opção saborosa para quem busca uma alimentação eficaz”, ressalta a especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.