Insegurança

Segurança privada é escassa nas lojas do centro de São Luís

No período de compras de fim de ano, ocorrências de roubos e furtos em lojas tendem a ser maiores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Muitos comerciantes ainda esperam apenas pela segurança pública
Muitos comerciantes ainda esperam apenas pela segurança pública (comércio)

A segurança nos grandes centros comerciais no período de compras natalinas se torna um desejo básico, tanto para comerciantes como para clientes. Alguns empresários e lojistas estão reforçando seus empreendimentos com segurança particular, como conta Robisnere Sampaio, gerente de uma grande loja de calçados que fica na esquina entre Rua Grande e Rua do Passeio. “Temos um fiscal particular aqui dentro da loja. Em caso de tentativa de furto, ele está capacitado para fazer a apreensão do objeto e remoção da pessoa da loja”, contou.

Ainda segundo a gerente, na ma­nhã de ontem, 12, uma mulher tentou furtar um par de sapatos da bolsa, colocando o produto dentro da sacola, de outra loja, que portava. O caso foi resolvido com eficiência pela segurança.

Apesar do cuidado de alguns lojistas no Centro, mais de 80% das lojas não possui um profissional no local para realizar esse tipo de trabalho. Foi constatado por O Estado que cerca de 50% das lojas da área possuem sistema de câmeras e gravação. “É um investimento alto trazer mais um profissional de segurança para dentro da loja. Por isso, nós investimos em tecnologia”, disse Ronald Castanha, gerente de uma loja de aparelhos eletrônicos.

A despreocupação dos lojistas chega também às grandes franquias. O Estado foi conversar com os representantes de três das maiores franquias com sede na Rua Grande. Apenas uma delas possuía seguranças particulares no empreendimento. Questionados sobre a ausência de um profissional capacitado na área, um dos gerentes respondeu que os próprios vendedores fazem a segurança da loja e peças, quando necessário.

Recomendações
Com o aumento da movimentação decorrente das compras de fim de ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís ressaltou a importância de adotar algumas rotinas para maximizar as condições de segurança.

Sabendo que nem todas as empresas têm condições de investir na aquisição de sistemas sofisticados, a CDL afirma que a equipe de funcionários pode ser preparada para reconhecer situações de perigo e ameaças de furtos e roubos para combatê-las antes que se concretizem.

“A entidade sempre reforça junto aos órgãos de segurança a necessidade de aumento do efetivo para reforçar o policiamento das áreas comerciais visando dar mais proteção ao lojista e ao consumidor”, explica Fábio Ribeiro, presidente da CDL.

Outro alerta feito é quanto à prevenção de fraudes na concessão de crédito nas vendas a prazo e no uso do cartão de crédito. Essas tentativas costumam aumentar no final do ano, e o lojista deve preparar seus colaboradores para fazer a checagem dos documentos apresentados, e utilizar as ferramentas do SPC como prevenção.

Segurança pública
Em reportagem publicada na edição de terça-feira, 11, o coronel Pedro Ribeiro, subcomandante geral da Polícia Militar, confirmou a presença de 120 policiais a postos na região central participando da Operação Natal Feliz. Com objetivo de reforçar a segurança do local, os policiais estão divididos nos turnos manhã e tarde.

O policiamento é preventivo e ostensivo, trabalhando em rondas e atendimento de ocorrências, bem como equipes de policiais de patrulhamento em motos e os seus GTMs (Grupos Táticos Móvel).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.