Festejo

Devotos exaltam Nossa Senhora da Conceição com missa e procissão

Fieis prestigiaram a celebração em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, no sábado, na Praça Maria Aragão, seguida de procissão até o Santuário

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Milhares de devotos prestigiaram o último dia do Festejo de Nossa Senhora da Conceição 2018, cujo encerramento foi marcado por uma missa solene, celebrada na tarde de sábado, na Praça Maria Aragão, pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, com a presença de padres de diversas paróquias de São Luís e de outras cidades maranhenses.

Pelo menos 150 mil pessoas assistiram à celebração, seguida de uma longa procissão em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo. O tema do festejo foi “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”, trecho bíblico do evangelho de Lucas, capítulo um, versículo 43.

A temática é reflexo do anseio do papa Francisco por uma Igreja em saída, que não seja autorreferencial, mas que estabeleça uma constante e fecundo diálogo com a sociedade, extrapolando os limites físicos da Igreja. “Essa grande festa nos faz lembrar o papel de Maria na história da humanidade e traz uma mensagem de paz e amor para todos nós”, disse dom José Belisário. O numeroso público acompanhou toda a celebração, em demonstração de fé. “É um momento maravilhoso do festejo e que representa muito para nós, católicos, devotos, como eu. Venho todos os anos renovar a minha fé em Nossa Senhora”, disse Maria de Jesus Moreira, que compareceu à Praça Maria Aragão.

Ao longo do festejo, foram realizadas 37 missas, sendo oito delas no último sábado. Foram mais de 100 visitas da imagem a órgãos públicos, hospitais e paróquias. Mais de 600 pessoas envolveram-se na organização do festejo. O número de paróquias que se engajaram chegou a 56. Segundo Helton Fabrício, coordenador de Infraestrutura, participaram da celebração, caravanas de diversas cidades do interior do estado.

“É uma grande festa, seguida da procissão, com um percurso de 2,6 km. Estamos felizes por ter realizado um festejo grandioso, que durou 30 dias”, disse. A devoção a Nossa Senhora da Conceição é antiga em São Luís. Os registros históricos dão conta der que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, na capital maranhense, iniciaram em 1804. O primeiro altar dedicado à santa foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem, esculpida em madeira vinda de Portugal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.