DEVOÇÃO

Festejo da Conceição se encerra neste sábado, com missa e procissão

Encerramento do tradicional festejo deve atrair público de mais de 150 mil; última celebração da festa deste ano será às 17h, na Praça Maria Aragão

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Muita fé e devoção devem marcar o encerramento do festejo de Nossa Senhora da Conceição, que acontece neste sábado, 8, quando, também, é comemorado o dia da santa. Após um mês de celebrações religiosas e o novenário, iniciado em 29 de novembro, neste sábado, que marca a culminância de mais uma edição da festa, serão realizadas missa solene na Praça Maria Aragão, na Beira-Mar, e procissão até o santuário, no Monte Castelo, às 17h, que devem atrair milhares. O festejo acontece na capital há 214 anos.

Este ano, com o tema “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” - trecho bíblico retirado do Evangelho de Lucas -, a participação de grande público foi, mais uma vez, um dos principais registros do festejo. Em São Luís, três paróquias reverenciam Nossa Senhora da Conceição, mas o maior dos festejos em homenagem à Imaculada acontece no bairro Monte Castelo, onde está localizado o Santuário que carrega seu nome e recebe, dentre tanto, fiéis de todo o estado.

Para Ester Raposo, de 77 anos, servir a Nossa Senhora da Conceição é mais que um privilégio. “Por Nossa Senhora, eu faço o que posso e o que não posso. Durante um mês, assisti celebrações todos os dias, ao meio-dia, e, para mim, não tem coisa melhor do que servir a Ela”, declarou a aposentada, que morava em Mirador, no interior do estado, e, desde que mudou para a capital, há 40 anos, acompanha o Festejo da Conceição anualmente.

De acordo com o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre Carlinhos Paris, essa edição do festejo, mais uma vez, e historicamente, teve boa receptividade por parte dos fiéis e demais população. “A movimentação foi intensa, até mais que ano passado, portanto, esperamos e estimamos que o público durante a procissão ultrapasse as 150 mil pessoas que se fizeram presente no ano passado”.

Tradição e devoção
Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhoras da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal. No dia de Nossa Senhora da Conceição (hoje, 8 de dezembro), é feriado municipal em São Luís e as atividades em homenagem à Santa começam bem cedo, com uma alvorada realizada às 5h. Devotos de todos os bairros em São Luís soltam fogos em louvor à Santa. Ao longo do dia de hoje, ademais, haverá celebrações de sete missas, além de batizados e reza do terço.

“Eu frequento o festejo desde criança, e é sempre muito bom. Graças à Nossa Senhora da Conceição já alcancei muitas bençãos, e sempre agradeço a ela, por tudo o que tenho conquistado, pela minha saúde e, inclusive, por ter voltado a São Luís depois que tive de morar fora”, conta a doméstica de 50 anos Maria Cristina Alves, que, das menores às maiores bênçãos, alcançou, este ano, um emprego que disse ter conquistado por meio de sua fé à santa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.