Transtorno

Baixa visibilidade causa problemas no aeroporto de São Luís

O cancelamento e desvio de pelo menos cinco voos na madrugada entre quarta (5) e ontem causou atraso em pousos e partidas durante todo o dia

Emmanuel Azevedo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Durante todo o dia de ontem a movimentação foi intensa no aeroporto
Durante todo o dia de ontem a movimentação foi intensa no aeroporto (AEROPORTO)

Pelo menos cinco voos que pousariam em São Luís, entre a quarta-feira (5) à noite e ontem, tiveram seus destinos desviados por conta da baixa visibilidade nesta quinta-feira, 6, gerando estresse para muitos passageiros que estavam com suas viagens marcadas com chegada ou saída do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

A empresa GOL teve de desviar dois voos, para as cidades de Fortaleza e Belém, pois seu pouso foi proibido por ordens da Torre de Comando. O primeiro chegava de Brasília; o segundo tinha como origem a cidade de São Paulo.
Um voo da empresa Latam, que saiu do Rio de Janeiro, também foi desviado para Fortaleza. Uma segunda aeronave da empresa, voo número A319, foi a única que conseguiu pousar no aeroporto da capital maranhense, por volta de 1h36.

A empresa Azul passou por três alterações, incluindo desvio e cancelamento de partidas. Maria Izabel Silva e Fátima Lemos retornavam de Salvador, com destino a Imperatriz. O voo delas foi desviado para Belém, onde as duas passaram a noite em um hotel. “Saímos de Belém esta manhã, com a informação de que iríamos ficar em um hotel aqui em São Luís, das 13h até as 23h, que é o horário do nosso voo para Imperatriz. Mas até agora estou no aeroporto, esperando alguma assistência”, relatou Maria Izabel, por volta das 15h de ontem.

Questionada sobre o caso de Maria Izabel, a Azul informou, em nota, que precisou cancelar três voos que partiriam ou chegariam no aeroporto de São Luís, nesta quinta, 6. A companhia reforça que prestou toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac, e que reacomodou seus clientes em outros voos da própria empresa. A Azul lamentou eventuais transtornos ocorridos e lembrou que medidas como esta são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Procurado por O Estado, o representante da Infraero no aeroporto de São Luís, identificado apenas como Ribeiro,frisou que qualquer responsabilidade extra com os passageiros deve ser cumprida pelas empresas aéreas. “Nós devemos obedecer os comandos da Torre de Controle, que controla as questões do tempo, e resguardamos os passageiros e controle dos aviões no pátio. As demandas que surgem com esses imprevistos ocasionados pelo mau tempo são obrigações das empresas aéreas, cujos clientes estão amparados na lei”, explicou.

Na manhã de ontem, a Infraero, por meio de nota a imprensa, informou que o aeroporto de São Luís operou por instrumentos das 23h45 do dia 5 às 5h31do dia 6, em função de mau tempo na região. Nesse período, as empresas aéreas cancelaram quatro voos e registraram dois atrasos e seis alternados para outras cidades. Para mais detalhes sobre o atendimento aos passageiros, a Infraero recomendou contato com as empresas aéreas.

Segundo o site da própria Infraero, dos 16 voos programados para pousos e decolagens em São Luís na quinta-feira, apenas cinco estavam com o horário pontual. Seis voos estavam atrasados e outros cinco haviam sido cancelados. A informação foi colhida às 14h.

SAIBA MAIS

Durante a manhã da quinta-feira (6), um passageiro do voo da Gol desviado para Fortaleza contou ao G1 que ficou aproximadamente 45 minutos dentro da aeronave até ser comunicado que seriam colocados em outro voo com destino a São Luís. Outros passageiros tiveram que ser levados para hotéis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.