Evento católico

Grande festa de Nossa Senhora da Conceição ocorrerá neste sábado

Durante todo o dia serão celebradas várias missas; o ponto alto do evento acontecerá com missa campal na Praça Maria Aragão, às 17, seguida de procissão até o santuário, no Monte Castelo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O ponto alto do evento acontecerá na Praça Maria Aragão, em São Luís.
O ponto alto do evento acontecerá na Praça Maria Aragão, em São Luís. (Festa Nossa Senhora da Conceição)

SÃO LUÍS - Ocorre no próximo sábado (8) a grande festa em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição com várias celebrações, no bairro Monte Castelo. O ponto alto do evento acontecerá na Praça Maria Aragão, em São Luís, marcando o encerramento da festividade que se estende durante um mês. A missa campal está marcada para as 17h.

Com o tema “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lucas, 1: 43), a festa traz um reflexo do anseio do papa Francisco por uma Igreja em saída, que não seja autorreferencial, mas, que estabeleça um constante e fecundo diálogo com a sociedade.

O reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Carlinhos Paris, reforça que o contexto histórico da imagem de Nossa Senhora da Conceição fortifica a ideia central do festejo. “Durante o período de romaria a imagem visitou casas, hospitais, escolas e diversos outros estabelecimentos onde seus filhos estão presentes. No dia de sua comemoração ela vai receber os seus filhos em sua casa. A ideia é a troca de visita simbólica, que significa muito aos seus fiéis que se fazem presentes para adorar e agradecer as conquistas”, diz.

O trecho bíblico do livro de Lucas relembra a enorme alegria de Isabel por receber a visita da Virgem Maria. “Nesta enorme empolgação ela pronuncia algumas das frases mais belas que já foram ditas a Maria. Realmente não conseguiríamos medir o tamanho da alegria em nosso coração, se um dia a mãe de Jesus viesse pessoalmente bater a porta da nossa casa”, complementa o padre.

Desde o dia 29 de novembro, até as vésperas do dia em comemoração à santa, a comunidade católica se encontra em novena com temáticas específicas todos os dias para a missa: o Dia da Paz (29/11); Dia da Família (30/11); Dia da Juventude (01/12); Dia da Criança (02/12); Dia das Vocações (03/12); Dia das Lideranças (04/12); Dia da Vida (05/12); Dia da Igreja (06/12); e Dia do Coração de Jesus (07/12). Padres de diversas paróquias da Ilha de São Luís foram convidados para realizar a celebração das missas.

Na organização das celebrações é marcante o envolvimento da comunidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, das pastorais, movimentos e comunidades, passam meses ensaiando coreografias e preparando a liturgia das missas que são marcadas por apresentações teatrais e de dança.

Encerramento com missas

No próximo sábado (8), às 5h, ocorrerá a Alvorada da Conceição, com fogos de artifício. Serão celebradas no santuário, localizado no Monte Castelo, missas às 6h, 08h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h.

A missa solene pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição ocorreá na Praça Maria Aragão, às 17h. Em 2017, foi estimado um público presente de 150 mil pessoas. Em 2018, espera-se que esse número seja ainda maior. Após a missa, os devotos seguem a grande procissão de Nossa Senhora da Conceição da praça até o seu santuário.

Tradição

Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, foram inicia das em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal. O festejo, de 214 anos, ainda é marcado pelo feriado municipal em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.