Desenvolvimento

Alunos aprendem a recriar novos olhares por meio da fotografia

Proposta dos docentes é oportunizar aos adolescentes noções básicas de óptica, de forma crítica e investigativa, proporcionando a comunicação e contribuindo para o desenvolvimento de interpretação, ampliação de vocabulário e aprimoramento da escrita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

[e-s001]Estudantes do Centro de Ensino Integral Almirante Tamandaré, na Cohab, estão aprendendo a ter um olhar mais crítico da realidade, por meio de uma disciplina eletiva voltada a fotografia. A novidade começou no início do segundo semestre letivo, estruturada pelo docente Glauber Vilson Lins Martins (Educação Física), junto aos professores Fernando Soares (Educação Física) e Mardson da Silva (Sociologia).

Os docentes da escola construíram a disciplina ‘Um olhar crítico através das lentes: fotografia e temas do Enem, com o objetivo de desenvolver habilidades nos discentes do ensino médio, além daquelas oferecidas pelos componentes curriculares do tronco comum da estrutura curricular, visando complementar os estudos e contemplar diferentes aspectos de desenvolvimento do ser humano, em suas dimensões pessoal, profissional e social, além de integrar conhecimentos das áreas de Linguagens, Códigos e Tecnologias e Arte. A disciplina eletiva teve adesão de 41 alunos dos três anos do ensino médio.

Cotidiano
O professor Glauber Martins acredita que a fotografia a cada dia está mais presente no cotidiano dos alunos como forma de comunicação e captação de realidades e que cabe também a escola utilizar esta temática de forma reflexiva na educação formal. “A ação de fotografar propicia ao estudante a observação de imagens em seu cotidiano, propondo a reflexão de conceitos relacionados à comunicação, identificando tempo e espaço”, destaca Glauber Martins. “A fotografia grava e reproduz manifestações culturais e é importante na comunicação, sendo fundamental para preservação da memória histórica”, complementa o professor de sociologia Mardson da Silva.

Com a disciplina eletiva ‘Um olhar crítico através das lentes: fotografia e temas do Enem’ a proposta dos docentes é oportunizar aos adolescentes noções básicas de óptica, de forma crítica e investigativa, proporcionando a comunicação e contribuindo para o desenvolvimento de interpretação, registros, ampliação de vocabulário e aprimoramento da escrita.

[e-s001]Segundo Fernando Soares, o projeto de vida dos estudantes contribuirá para que tenham maior conhecimento sobre o mercado de trabalho, que envolve a fotografia, como: área pericial, audiovisual, arquitetura de interiores, banco de dados, cobertura de eventos, curadoria, estúdio, fotografa autoral, fotojornalismo, assim como contribuirá com informações para o clube sobre jornalismo; o grupo ceinat now.

De caráter interdisciplinar, a eletiva já proporcionou incursões externas para captação de imagens, conversas com profissionais da área da fotografia, mural de fotos registradas pelos alunos, produções textuais com temáticas relacionadas a arte de fotografar, entre outras atividades.

A culminância da eletiva será no fim do ano letivo, momento em que os alunos apresentarão os trabalhos produzidos durante todo o semestre.

SAIBA MAIS

Todo o trabalho produzido pelos alunos durante eletiva pode ser visualizado no Instagram @umolharcriticoatravesdaslentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.