Festival

Troca de experiências musicais

BR 135 começa hoje e será realizado até sábado, no Centro Histórico de São Luís, com shows, atividades formativas, rodada de negócios, arte e gastronomia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Guitarradas das Manas é uma das atrações
Guitarradas das Manas é uma das atrações (Guitarradas das Manas )

SÃO LUÍS -Sinal verde para a sétima edição do Festival BR 135, que acontece hoje, a partir das 10h30, amanhã e sábado, no Centro Histórico de São Luís, com shows, atividades formativas, rodada de negócios e mercado de arte e gastronomia. A iniciativa coordenada por Alê Muniz e Luciana Simões terá como convidados Zeca Baleiro, Rubel (RJ), Tássia Reis (SP), Maglore (BA) e Academia da Berlinda (PE), além de 12 bandas selecionadas entre mais de 300 inscritas de todo o Brasil. As apresentações gratuitas acontecerão nas praças Nauro Machado e do Reggae.

Cada uma das noites do festival será aberta por uma atração da cultura popular maranhense. Hoje, por volta das 19h, a Família Menezes fará o ritual de abertura dos trabalhos com “Cânticos e Toques Sagrados”. Tem ainda o show “Cantautores: Sfanio, Lucas Ló, Regiane” (MA), “Guitarrada das Manas” (PA), o DJ Patrick Tor4 (PE) e o cantorZeca Baleiro (MA). O Tambor de Crioula de Mestre Felipe e o Boi de Santa Fé apresentam-se amanhã e no sábado, respectivamente. Amanhã, tem, ainda Boys Bad News (MA), Ornitorrincos do sertão, Rubel (RJ) e Tássia Reis, na Praça Nauro Machado.

“Nós temos muito orgulho das nossas tradições e acreditamos na força desses rituais. Neste momento, eles são ainda mais necessários porque reúnem arte e fé, as verdadeiras armas de que precisamos para resistir”, disse Alê Muniz.

O BR 135 mantém suas ações de fomento ao mercado da música em dois eixos principais:shows de bandas que se destacam no cenário da música independente, e formação, contemplado nas atividades do “Conecta Música”, com oficinas, painéis, debates e rodadas de negócios. Essas atividades serão realizadas no Casarão Tech e na Casa do Tambor de Crioula, ambos na Praia Grande.

Está confirmada a presença de representantes dos mais importantes festivais de música independente do país, como o Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Psicodália (SC) e Porto Musical (PE), do Centro Cultural Dragão do Mar (CE) e Casa da Música (Portugal) e também jornalistas das rádios Sul América - Faro MPB (RJ), Frei Caneca (PE), plataforma Catraca Livre e do site Hypeness. Entre os convidados, João Severo, do Uhuuu! Music Management (NY), Verônica Pessoa, do Janela Aceleradora Natura Musical, e Luciana Adão, da Oi Futuro (RJ).

“Essas ações conectam-se com o que acontece nos palcos e traduzem o espírito do festival, que é fomentar o mercado da música. Além disso, o fato de todas as ações serem realizadas na Praia Grande reafirma o compromisso que temos de ocupar o centro histórico da cidade, que é o nosso lugar de pertencimento, onde estão fincados os valores de nossa cultura”, diz Luciana Simões.

Ainda no eixo de shows, o evento conta com a programação da Kombi Music, palco aberto montado na área da Vida é Uma Festa (Beco dos Catraeiros), hoje, e de um espaço para a música eletrônica na Escadaria do Giz, com o coletivo de DJs Meludo - Movimento Eletrônico Ludovicense, durante os três dias do evento.
Na Praça da Casa do Maranhão está montado o Mercado BR 135 - Arte + Gastronomia, reunindo pequenos negócios, como foodtruck, bikefood, comércio de camisetas, cervejas artesanais e produtos ligados ao mundo da arte. Uma lounge ambientada com móveis produzidos a partir de pallets é fruto de parceria com o Laboratório de Design e Arquitetura da Universidade Ceuma.

Para ampliar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção, o BR 135 conta com espaço destinado a essas pessoas, próximo ao palco da Praça Nauro Machado, para que elas possam aproveitar os shows em segurança, além de um banheiro adaptado, com acesso por rampa. Além disso, toda a programação dos palcos principais terá interpretação simultânea em libras e as informações do evento na internet contam com dispositivo de audiodescrição.

Roda de Conversa
Hoje, no auditório da Casa do Tambor de Crioula, das 10h30 às 12h, haverá roda de conversa sobre o tema “Cultura não é crise, é a saída!”. Também serão discutidos os rumos das políticas culturais e soluções para sustentabilidade da cadeia produtiva da cultura, por Daniela Diniz (coordenadora do programa de circulação e difusão Conexão Cultura - DF), Márcio Jerry (jornalista e secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos), Max de Medeiros (superintendente da Fecomércio) e Luciana Adão (coordenadora de patrocínios culturais incentivados no Oi Futuro). O mediador será Joãozinho Ribeiro, poeta, compositor e produtor cultural.

Amanhã, no Auditório Casa do Tambor de Crioula, das 14h às 15h30, o tema a ser discutido será “O lugar da música preta, história, composições e ritmos que embalaram uma trajetória de resistência e luta nos mais diversos cantos da música brasileira”, por vários convidados. Das 16h às 17h30, no Casarão Tech Renato Archer, os temas a serem tratado serão circulação e difusão nacional e internacional da música e ampliação, qualificação e diversificação para circulação e difusão nacional e internacional de bens e agentes do setor da música.

Serviço

O quê

Festival BR 135

Quando

Hoje, amanhã e sábado

Onde

Centro Histórico de São Luís

Evento gratuito

Hoje
Palco Praça Nauro Machado

19h30 – Família Menezes Cânticos e Toques Sagrados (MA)
20h15 – Show Cantautores: Sfanio, Lucas Ló, Regiane (MA)
21h – Guitarrada das Manas (PA)

22h – DJ Patrick Tor4 (PE)
23h – Zeca Baleiro (MA)

Escadaria Rua do Giz

20h – Me.Ludo – Movimento Eletrônico Ludovicense

Praça Casa do Maranhão

20h – Mercado BR 135 – Arte + Gastronomia

Amanhã

Palco Praça Nauro Machado

19h30 – Tambor de Crioula de Mestre Felipe (MA)
20h15 – Boys Bad News (MA)
21h – Ornitorrincos do Sertão
22h – Rubel (RJ)
23h – Tássia Reis (SP)

Palco Praça do Reggae

20h – Gugs (MA)
21h – Paulão (MA)
22h – CasaLoca (MA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.