EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

Teste avalia desempenho de graduandos em São Luís

Alunos de diversas áreas do ensino superior realizaram o exame do Enade na tarde de ontem; prova é voltada para alunos que estão concluindo a graduação em universidades

MONALISA BENAVENUTO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
9ª edição do Enade movimentou escolas de ensino superior na tarde de domingo, em São Luís
9ª edição do Enade movimentou escolas de ensino superior na tarde de domingo, em São Luís (Enade)

Em sua 9ª edição, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) movimentou instituições de ensino superior na capital de São Luís. A prova, voltada para alunos que estão concluindo cursos de graduação de diferentes áreas do bacharelado e tecnólogo, foi realizada na tarde de ontem (25), com duração de quatro horas. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), maior instituição de ensino superior do estado, professores e funcionários da Universidade Ceuma se organizaram para oferecer suporte aos examinados, disponibilizando canetas, lanches e água a fim de reforçar o incentivo que foi feito durante toda a trajetória acadêmica, como ressaltou Wadih Aboud, coordenador do curso de gastronomia - um dos cursos avaliados nesta edição do exame.

“O Enade vem justamente para comprovar o grau de aprendizado do nosso alunado e, nós da Universidade Ceuma, fazemos isto cotidianamente, no nosso dia a dia. Então hoje, nada mais é do que o resultado do que plantamos anualmente. Claro que gera ansiedade, tanto para os alunos quanto professores, por isso estamos aqui para dar todo o apoio, atender as últimas demandas necessárias para a realização de uma boa prova”, destacou.

Para os alunos a expectativa de bom desempenho no exame acompanha a sensação de dever cumprido nesta reta final do curso. “É um papel importante que desempenhamos tanto em relação à instituição quanto ao estado, porque o Enade ranqueia as instituições nacionalmente e isso se mistura à emoção de estar concluindo o curso”, expressou Paulo Phietro, acadêmico de jornalismo.

Atrasos
Mesmo diante da impossibilidade de concluir a graduação, alguns alunos acabaram chegando aos locais de prova após o fechamento dos portões, o que, em alguns casos, provocu estresse entre os estudantes e comissão fiscalizadora. No prédio Paulo Freire, na UFMA, a estudante Marília de Fátima Serra, graduanda do último período do curso de Ciências Contábeis, foi impedida de realizar o exame devido a falta de documento de identificação.

“Chegamos no horário, ela entrou, mas infelizmente acabou esquecendo o documento de identificação e me ligou pedindo para trazer porque faltavam cinco minutos para o início da prova e assim eu fiz. Chegando aqui, não permitiram que eu entregasse o documento de identificação, mesmo ela estando dentro do prédio”, explicou Rogério Serra, irmã da estudante.

O Estado manteve contato com o INEP, para questionar sobre o problema, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Objetivos

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Áreas Avaliadas

A cada ano, há variação entre os cursos avaliados pelo Enade. Confira as áreas participantes da edição de 2018:

Grau de Bacharel: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; Turismo.

Grau de Tecnólogo: Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais.

Desempenho das instituições maranhenses

Na edição anterior do, 216.064 estudantes concluintes de 4.300 cursos ligados a 997 Instituições de Ensino Superior (IES) se inscreveram para o exame. A avaliação de desempenho varia entre 1 e 5. No Maranhão nenhuma instituição alcançou nota máxima em edições anteriores. Confira o desempenho das IES no exame de 2017:

Aprovadas

Nota 4

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF)
Faculdade Brasileira de Estudos Avançados (FABEA)

Nota 3

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
Universidade Ceuma
Faculdade Santa Teresinha (CEST)
Faculdade Pitágoras de São Luís
Faculdade de Educação São Francisco (FAESF)
Faculdade Estácio Faculdade Santa Fé (CESSF)
Faculdade de Imperatriz (FACIMP)
Faculdade Pitágoras de Imperatriz
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI)
Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA)
Faculdade do Baixo Paraníba (FAP)
Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
Faculdade de Educação de Bacabal (FEBAC)
Instituto Florense de Ensino Superior (IFES)
Faculdade de Balsas (UNIBALSAS)
Faculdade Laboro Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA)

Reprovadas

Nota 2 (insatisfatória)

Faculdade do Estado do Maranhão (FACEM)
Faculdade Maranhense São José dos Cocais (FSJ)
Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC)
Faculdade Maurício de Nassau

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.