Desempenho

550 mil estudantes de todo o Brasil fazem prova do Enade neste domingo

Cursos de 27 áreas do conhecimento foram convocados a realizar o Exame em 2018; a proposta é avaliar o desempenho dos cursos segundo suas diretrizes curriculares.

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (Enade)

Neste domingo (25) será realizado em todo o Brasil o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Cerca de 550 mil estudantes de todo o Brasil realizarão as provas. No ciclo de 2018, alunos de cursos de 27 áreas do conhecimento foram convocados. Em São Luís, as provas serão realizadas no Campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) e na Faculdade do Maranhão (Facam).

A prova tem início às 13h30, horário de Brasília (12h30 no horário do Maranhão) e encerra-se às 17h30 (16h30 no horário do Maranhão). A abertura dos portões será realizada as 12h, horário de Brasília (11h no horário do Maranhão), e fecha às 13h (12h no horário do Maranhão).

O Enade é um exame realizado com estudantes que estão concluindo o curso de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. O formando em Jornalismo, João Victor Sousa, de 27 anos, de demonstrou animado com a realização do exame. “Tivemos uma boa preparação desde o início da graduação por sabermos que éramos turma Enade. Nossa turma tem um diferencial em comparação as outras. Por conta disso, imagino que seremos bem avaliados”, declara.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos concluintes, considerando conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares Desenvolvimento de competências, habilidades necessárias na formação geral e profissional e o nível de conhecimento dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial também são exigências do Exame.

A coordenadora dos cursos de comunicação da Universidade Ceuma, Polyana Amorim, ressalta que “o Exame é importante para a Instituição, pois mede a qualidade do ensino que é oferecido a esse estudante, recém graduado ou em vias de graduação. Serve também para a formação do aluno, enriquecendo o seu currículo e se tornando uma forma de medir o conhecimento adquirido nos anos de formação”.

Além disto, a prova seve como componente para calcular os indicadores de qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, sendo feito em forma de rodizio a cada três anos para os cursos em questão.

Em 2018, serão avaliados
Grau bacharel: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; Turismo.

Grau de Tecnólogo: Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais.

Sobre a prova
A prova é composta por 40 questões, sendo 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha.

Sobre o Enade
O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

Realizado desde 2004, o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências adquiridas em sua formação, e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.