Investimentos

1.300 maranhenses são beneficiados com projetos sociais da Vale

Relatório divulgado ontem (21) revelou os investimentos feitos pela empresa entre os meses de julho e setembro deste ano; 46 comunidades de 13 municípios, localizadas ao longo da Estrada de Ferro Carajás, serão atendidas até o fim do ano

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A Coquemel, que trabalha com a produção de mel, tem o apoio da Vale
A Coquemel, que trabalha com a produção de mel, tem o apoio da Vale (De Jesus)

SÃO LUÍS - Os investimentos sociais voltadas para a geração de trabalho e renda em comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás foram destaque no balanço de resultados do terceiro trimestre de atuação da Vale no Maranhão. Os dados foram revelados ontem (21), no Parque Botânico da empresa.

Ao todo, foram investidos R$ 1 milhão, entre os meses de julho e setembro. Foram 21 novos negócios iniciados e 26 projetos sociais que tiveram continuidade no período entre os meses de julho e setembro. No total, cerca de 1.300 pessoas em 46 comunidades localizadas em 13 municípios maranhenses serão beneficiadas até o fim do ano.

“A empresa atua de diferentes formas para dar força a esses projetos, por vezes viabilizando a capacitação, acompanhando o desenvolvimento deles ou fazendo articulações para que o negócio entre na rede de consumo. Nosso objetivo é que os beneficiados sejam apoiados para empreender de maneira sustentável”, explicou o gerente executivo de Sustentabilidade da Vale, João Coral.

Entre os projetos apoiados, destacam-se aqueles voltados à costura, trabalho com madeira e produção de alimentos e plantas. A Coquemel, iniciativa de 2016 que trabalha com a produção de mel, cadeia produtiva ainda pouco explorada no Maranhão, receberá a primeira certificação estadual do produto. “São Luís está em uma posição privilegiada para a produção de mel de abelha. Cada colmeia nos dá cerca de 28 a 30 quilos de mel por mês. É uma produção grande que, após a certificação, deixará de ser um trabalho artesanal e poderá se tornar de fato a primeira distribuidora de mel certificada do estado”, informou Francisco Junior, representante da Coquemel.

Projeto aprovado

O projeto sociais que recebem investimento da empresa são analisados pela equipe de relação com a comunidade. Em primeira instância, é feito um estudo vocacional com os membros que demonstram interesse em realizar algum projeto. Após, a empresa realiza um projeto de engajamento com a comunidade, passado através de formação técnica e de gestão de negócios. Essas etapas são necessárias para a Vale ajudar a transformar a ideia em negócio.

“Seguimos algumas diretrizes básicas. Primeiro é que o projeto tenha proximidade com a nossa área de atuação. Esperamos também que os projetos tenham ligação dentro da área de geração de trabalho e renda, educação ou saúde básica”, explicou Daniel Florenzo, gerente de Sustentabilidade da Vale.

Como parte das ações de relacionamento com as comunidades, o balanço apresentado pela Vale destacou também a atuação da Fundação Vale, que, além dos projetos de geração de trabalho e renda, contribuiu para a melhoria da saúde, educação e cultura nos territórios onde a empresa atua. Os investimentos de R$ 2,8 milhões aplicados neste trimestre proporcionaram melhorias na área de gestão e educação em saúde voltada tanto para os profissionais da rede quanto para a população local. Outro benefício dos investimentos foi a aquisição de 500 equipamentos e mobiliários para 12 unidades básicas de saúde. Os canais oficiais para se obter mais informações são através do site da Vale ou por telefone. A média de tempo de resposta para as propostas de projetos é de dois dias.

Mais cultura

O relatório liberado ontem (21) apontou ações relevantes promovidas pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e pelo Parque Botânico, ambos em São Luís. No que diz respeito ao acesso à cultura, o CCVM recebeu entre os meses de julho e setembro a visita de 30 mil pessoas, que foram conferir dezenas de atrações como oficinas de arte, shows, palestras e exposições. Já o parque alcançou no mesmo período do ano a marca de 1 milhão de visitantes, no mesmo ano em que celebra seus 10 anos de fundação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.