Audácia

Treze detentos fogem de unidade prisional do Olho D’Água

Presidiários conseguiram sair por um buraco feito na parede do presídio; até ontem à tarde a Polícia Militar havia recapturado apenas três fugitivos

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Buraco feito na parede do presídio por onde os detentos escaparam
Buraco feito na parede do presídio por onde os detentos escaparam (Buraco na cela)

São Luís - A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da fuga desenfreada de 13 detentos da Unidade Prisional de Ressocialização do Olho d’Água (UPODA), em São Luís, durante a madrugada de ontem. Até o fechamento desta reportagem, a Polícia Militar havia recapturado apenas três internos. Foto divulgada pela polícia mostra um buraco na parede da unidade prisional, que facilitou a ação. A polícia continua nas buscas dos demais foragidos.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encaminhou para investigação interna da Corregedoria do Sistema Penitenciário do Maranhão, os nomes dos quatro agentes estaduais de execução penal efetivos. Nomes dos dois agentes penitenciários temporários (contratados) e dos três auxiliares de segurança penitenciária (temporários) que estavam de plantão foram enviados para a exoneração dos cargos.

Crise no sistema
Um princípio de rebelião foi registrado na noite do sábado, dia 11 de agosto, no Centro da Juventude Canaã, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (FUNAC/MA), no bairro do Vinhais, em São Luís. De acordo com agentes socioeducativos, o motim ocorreu, após uma confusão durante a visita do Dia dos Pais. Armados com cacos de azulejos, pedaços de cadeira e vassoura, os menores declararam guerra.

Ainda conforme os agentes socioeducativos, os menores jogaram objetos pelos corredores, com o objetivo de atingi-los e machucá-los. Ninguém ficou ferido. “Tentamos de todas formas dialogar com eles. Para contê-los, tivermos que acionar o grupo de intervenção da Funac, que rapidamente vieram e tudo voltou ao normal”.

Na manhã do dia 9 de abril deste ano, o Centro da Juventude Eldorado, uma das unidades da Funac, situado no Turu, foi alvo de um princípio de rebelião. Dois monitores ficaram feridos, após internos ligados a facções criminosas rivais promoverem um motim.

O tumulto teria sido ocasionado devido a rixa entre integrantes de facções criminosas rivais. Dois internos, que estavam em sala de aula, se desentenderam e acabou ocorrendo uma briga generalizada. Muitos adolescentes chegaram a jogar cadeiras para o alto que atingiram a cabeça de dois monitores, que estavam tentando acalmar os ânimos. Várias cadeiras ficaram quebradas. Os monitores feridos foram socorridos.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.