Literatura

Livro é destaque em 10 dias de evento consagrado na capital

Décima segunda edição da Feira do Livro de São Luís acontece de hoje até o dia 25, das 10h às 21h, no Multicenter Sebrae, com vasta programação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
"O Circo Tá na Rua" abre a programação
"O Circo Tá na Rua" abre a programação (O Circo Tá na Rua)

SÃO LUÍS - O maior acontecimento literário anual maranhense começa hoje e segue até o dia 25, no Multicenter Sebrae (Cohafuma), com programação das 10h às 22h. A 12ª FeliS (Feira do Livro de São Luís) tem como tema “Mirantes de São Luís: a leitura de mundo” e deve atrair 150 mil visitantes, incluindo turistas. A previsão é que o volume de venda de livros alcance R$ 2 milhões. O evento envolve mais de 10 mil alunos da rede pública estadual e municipal e a participação de caravanas espontâneas de 14 municípios. O patrono maranhense é Graça Aranha e o evento homenageia dois matemáticos locais que alcançaram renome nacional: Joaquim Gomes de Souza e João Antonio Coqueiro.

A programação inclui lançamentos, palestras, rodas de conversa, mesa redonda e conferências, seminários, plenárias, sessões de cinema, bate-papo literário, workshop, oficinas e minicursos, intervenções artísticas, espetáculos teatrais, performances poéticas, contações de histórias, apresentações culturais, exposições e pocket-shows. A abertura, às 19h, contará com a presença da trupe de “O Circo Tá na Rua”. No “Cine Felis” serão exibidos vários filmes, começando com “Lipe, o Vovô e o Monstro”.

A 12ª FeliS contará com a participação de 22 escritores nacionais, entre eles, Fabrício Carpinejar (RJ), Geovani Martins (RJ), Lúcia Fidalgo (RJ), Roseana Murray (RJ), Eduardo Jardim (RJ), Ramon Nunes de Melo (RJ), Mary Del Priore (SP), Gaspar Záfrica Brasil (SP) e Solange Muglia Wechsler. Uma das novidades deste ano é o “Punga dos Saberes”, auditório que terá programação com temas relacionados à cultura popular.

Café

O tradicional “Café Literário” receberá poetas, escritores, acadêmicos e intelectuais. No “Cine FeliS” serão exibidos curtas infantis e documentários. Já a “Casa do Escritor” é onde serão lançados cerca de seis livros por dia. A “Casa do professor” terá atividades voltadas para formação do educador. O “Espaço da Juventude” receberá programação diária com foco no público jovem. Na área de exposições, a Feira traz o melhor do artesanato local. Além disso, um espaço de alimentação com mais de 50 opções de food trucks.

Consolidada como o maior evento cultural e de fomento à leitura do Maranhão, a Feira do Livro de São Luís foi criada pela Lei Municipal 4.449, em 2005, tendo como conceito “Mirantes de São Luís: a leitura de mundo”, e foi concebida com o objetivo de fomentar a tradição literária e cultural da capital maranhense, propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas e criativas em torno do livro e da mediação da leitura.

Serviço

O quê

12ª Feira do Livro de São Luís

Quando

De hoje (16) até o dia 25

Onde

Multicenter Sebrae (Cohafuma)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.