Brasileirão

Flamengo e Santos duelam em busca da recuperação no Maracanã

O Rubro-Negro, não ganha há três jogos, e o Peixe, que não vence há dois confrontos, fazem duelo de desesperados pela 34ª rodada do campeonato

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Diego volta a equipe titular do Flamengo
Diego volta a equipe titular do Flamengo (DIEGO SEMIFINAL COPA DO BRASIL )

Rio de Janeiro (RJ) - Dois times que precisam reagir na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta é a história do confronto entre Flamengo e Santos, que se enfrentam nesta quinta-feira, às 17h(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O Rubro-Negro não ganha há três jogos e a derrota de 2 a 1 para o Botafogo o deixou estacionado com 60 pontos, e o afastou da briga pelo título. O Peixe, que não vence há dois confrontos, foi surpreendido pela Chapecoense por 1 a 0, em casa, na segunda-feira e, com 46 pontos, desperdiçou a oportunidade de ingressar no G-6, a zona de classificação para a Copa Libertadores.

Os dois treinadores admitem que é preciso ganhar. "O Flamengo precisa reagir rapidamente pois perdemos pontos importantes nos últimos jogos e contra o Botafogo a capacidade de fazer uma boa partida. Não podemos cometer os mesmos erros contra o Santos", disse Dorival Júnior, comandante do Flamengo.

Cuca, técnico do Santos, segue a mesma linha de raciocínio, logicamente em relação a seus comandados. "Faltam cinco jogos, estamos perto do sexto colocado. Tem muita coisa para rolar. Podemos fazer contra o Flamengo o que não fizemos contra a Chapecoense, que é jogar bem. Temos que fazer um jogo melhor", disse Cuca.

O treinador quer ver sua equipe com intensidade ao longo dos noventa minutos, pois o Peixe não vem conseguindo atuar no mesmo nível os dois tempos. Normalmente, o Santos só atua bem depois do intervalo. "Precisamos jogar bem os dois tempos e não foi assim contra Fluminense, Palmeiras e Chapecoense, quando começamos mal e só conseguimos render depois do intervalo. Vamos ver, temos que descobrir o motivo de não ter a atitude do segundo tempo no primeiro. E não é por falta de falar, da gente conversar para começar o jogo da forma com que terminamos. Espero melhorarmos diante do Flamengo", disse Cuca.

A necessidade de progresso também é sentida pelo elenco carioca. "O nosso balanço no ano não é positivo, pois não ganhamos um título importante como a torcida esperava. Portanto, temos que fazer pelo menos numa grande reta final, a começar deste jogo com o Santos", disse o volante colombiano Gustavo Cuéllar.

Fla desfalcado

O Flamengo tem muitos desfalques. Dorival perdeu para o jogo contra o Santos o lateral-esquerdo Renê, o volante Willian Arão e o meia Lucas Paquetá, todos suspensos por terem sido advertidos com o terceiro cartão amarelo diante do Botafogo. Isso vai impedir que ele repita a escalação mais uma vez. Além disso, o banco também apresenta problemas, pois o zagueiro Juan e o atacante Geuvânio já foram vetados pelo departamento médico, enquanto que o lateral-esquerdo Miguel Trauco está servindo à seleção peruana em amistosos internacionais. O atacante Lincoln está com a Seleção Brasileira sub-20.

A ausência de Trauco é o maior problema, pois ele seria o substituto natural de Renê. Assim, Pará vai improvisado na esquerda, com Rodinei entrando no lado direito. O paraguaio Piris da Motta perdeu para Rômulo a disputa pela vaga de Arão.

Já o meia Diego, que seria o substituto natural de Paquetá, é dúvida para a partida em função um incômodo muscular sentido na partida contra o Botafogo. Ele treinou normalmente nesta quarta, mas se voltar a sentir e for vetado, Marlos Moreno assumirá a vaga. "Não gosto de esconder time. A única dúvida é em relação ao Diego, que começou os trabalhos ontem. Fora isso, vamos com Pará, Diego e Rômulo como substitutos. O Diego é titular do Flamengo. Jogador de excelente nível. Teve um incômodo contra o Botafogo. Ontem iniciou processo de trabalho em campo. Espero tê-lo em condições e preparado para um jogo fundamental para nossas pretensões", afirmou Dorival Júnior, descartando qualquer mistério sobre a escalação da equipe.

O time do Santos terá mudanças em relação ao que perdeu para a Chapecoense. O volante uruguaio Carlos Sánchez, o meia costarriquenho Bryan Ruiz e o atacante paraguaio Derlis González ficam de fora pois estão servindo suas respectivas seleções em amistosos internacionais.

Em compensação, o lateral-direito Victor Ferraz, o meia Diego Pituca e o atacante Gabigol, artilheiro da competição com 16 gols, retornam de suspensão. Lucas Veríssimo, com entorse no joelho direito, e Luiz Felipe, com estiramento na panturrilha direita, permanecem de fora.

Cuca tem dúvidas no meio-de-campo, onde Renato e Arthur Gomes disputam posição, e no ataque, onde a "briga" é entre Bruno Henrique e Copete.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram na Vila Belmiro, em Santos (SP), e empataram por 1 a 1. Naquela ocasião Bruno, contra, fez o gol para os flamenguistas, mas Gabigol garantiu a igualdade.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-RJ X SANTOS-SP

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de novembro de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Luiz H Souza Santos Renesto (PR)

FLAMENGO: César, Rodinei, Réver, Léo Duarte e Pará; Gustavo Cuéllar, Rômulo, Diego (Marlos Moreno), Everton Ribeiro e Vitinho; Fernando Uribe
Técnico: Dorival Júnior

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Kaique Rocha, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Renato (Arthur Gomes) e Diego Pituca; Rodrygo (Eduardo Sasha), Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Cuca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.