Brasileirão

Pressionado, Vasco desafia o Grêmio no Rio Grande do Sul

Dois times que tiveram temporadas distintas, fazem campanhas diferentes, mas que chegam à 33ª rodada do Campeonato Brasileiro precisando da vitória

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Renato Gaúcho deve fazer mudanças no time principal do Grêmio
Renato Gaúcho deve fazer mudanças no time principal do Grêmio (RENATO GAUCHO GREMIO )

Porto Alegre (RS) - Dois times que tiveram temporadas distintas, fazem campanhas diferentes, mas que chegam à 33ª rodada do Campeonato Brasileiro precisando da vitória. Esta é a história do duelo entre Grêmio e Vasco, que se enfrentam neste domingo, às 17h(de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). O Tricolor gaúcho, embalado pela vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-MG em Minas Gerais, aparece na quinta posição com 55 pontos.

A ideia é garantir o mais rapidamente possível uma vaga na Copa Libertadores, de preferência no G-4, sem a necessidade de passar por fases eliminatórias. Já o Cruz-Maltino, que venceu o Fluminense por 1 a 0 na jornada passada, soma 38 pontos, quatro a mais que o Vitória, que abre a zona de rebaixamento. A ordem é afastar de vez o risco da degola.

Renato Gaúcho, treinador do Grêmio, quer ver a equipe pensando jogo a jogo para conseguir a melhor pontuação possível. "Nosso pensamento é sempre o de vitória, pois o Grêmio é sempre pressionado a vencer, ainda mais jogando em casa. O Vasco tem um time experiente e vai criar problemas, portanto, temos que estar concentrados", disse Renato.

Os gremistas estão certos em esperar dificuldades, pois o técnico Alberto Valentim conseguiu colocar na cabeça dos vascaínos a necessidade de enfrentar o Tricolor Gaúcho em igualdade de condições. "Nós não podemos ter medo de enfrentar o Grêmio ou acreditar que não podemos ganhar o jogo. Nós temos condições de vencer sim. Mas precisamos neutralizar os pontos fortes do adversário, como o Everton, que é um destaque desta temporada, e o Luan, que tem uma bola parada muito boa e desequilibra em campo. O importante é irmos para o Rio Grande do Sul com o pensamento de que podemos ganhar o jogo e tentarmos a vitória, que seria muito importante pelo momento que estamos vivendo. Ganhamos do Fluminense no sábado e agora estamos precisando embalar na competição", disse o lateral-esquerdo Ramon.

Os vascaínos prometem a postura ofensiva para quebrarem o jejum de ainda não terem conseguido ganhar como visitantes, fora do Rio de Janeiro, neste Brasileirão. "Sabemos que a nossa maior força é mesmo em casa, mas precisamos buscar pontos fora do Rio de Janeiro e temos condições para isso. Entendemos que o Grêmio carrega o favoritismo no domingo por estar melhor colocado na tabela de classificação e por estar vindo da Copa Libertadores. Porém, o Vasco é um clube gigante e sempre entra em campo com o pensamento de ganhar seus jogos", disse o volante Willian Maranhão.

Este jejum vascaíno como visitante e a posição dos cariocas na tabela de classificação foram minimizados pelos gremistas. "Não podemos olhar a posição dos times na tabela de classificação. Perdemos alguns pontos para equyipes que estavam perto da zona de rebaixamento. Além disdso, o Vasco tem uma grande camisa e sempre exige muito dos rivais", disse o meia Jean Pyerre.

Em termos de escalação, com dores musculares, o zagueiro Kannemann e o volante Ramiro são dúvidas para o confronto do final de semana. Em seus lugares devem entrar Paulo Miranda e Alisson. Recuperado de lesão muscular, o meia Luan treinou normalmente e deve ser relacionado para o duelo diante dos cariocas.
De boa atuação na vitória sobre o Galo, o meio-campista Jean Pyerre pode ganhar a vaga de Cícero. Fora de campo, os dirigentes gremistas tem a expectativa da presença de mais 40 mil torcedores.

Para este compromisso o Vasco não poderá contar com o zagueiro Leandro Castán, que cumpre suspensão por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo diante do Fluminense. O colombiano Oswaldo Henríquez assume o posto. O restante da equipe terá a base que bateu o Fluminense.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), e naquela ocasião os cariocas levaram a melhor ganhando por 1 a 0, graças a um gol do argentino Andrés Rios.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO-RS X VASCO-RJ

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 11 de novembro de 2018 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo Gomes; Geromel, Paulo Miranda(Kannemann) e Cortez; Maicon, Michel, Alisson(Ramiro), Cícero (Jean Pyerre) e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

VASCO: Martín Silva, Luiz Gustavo, Werley, Oswaldo Henríquez e Ramon; Andrey, Willian Maranhão, Yago Pikachu e Fabrício; Marrony e Maxi López
Técnico: Alberto Valentim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.