ESGOTO A CÉU ABERTO

Esgoto exposto afeta moradores do bairro Jaracati

Moradores dizem que o problema já perdura há um ano; antes, esgoto escoava para a maré

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Moradores da Rua Santa Teresa, no bairro Jaracati, reclamam de um esgoto a céu aberto que escoa na frente de suas moradias. De acordo com eles, a situação já tem cerca de um ano, tempo em que foi inaugurada a Casa da Mulher Brasileira - local da galeria que extravia o líquido fétido e que tem afetado, diretamente, a vida de quem vive no local. Descarte incorreto de lixo também é problema.

Segundo a aposentada Lúcia Pinheiro, de 62 anos, a situação representa um descaso, uma vez que o problema é provocado por um órgão público. “Desde que esse prédio [da Casa da Mulher Brasileira] foi inaugurado que a gente sofre com essa situação. O esgoto fica escoando direto, o tempo todo”.

O pedreiro Isaac Ramos, de 33 anos, também reclama da situação e diz que a realidade é de abandono por parte do poder público. “Quando acontece um culto na igreja, as crianças acabam pisando no esgoto que passa na frente, sem contar o cheiro que fica muito forte de meio-dia em diante”.

Segundo outros moradores, que não quiseram se identificar, o esgoto percorre toda a extensão da Rua Santa Teresa e seu destino final seria, anteriormente, a maré, não fosse a intervenção que moradores fizeram para barrar o escoamento até a água do mar com carradas de entulho.

Sobre o esgoto, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou, por meio de nota, que enviou equipe ao local para averiguar a denúncia e foi verificado que se trata do entupimento de galerias de águas pluviais, cuja manutenção é feita pela Prefeitura de São Luís, que não se posicionou. Reiterou, ainda, que moradores podem registrar vazamentos de água e esgoto, além de fraudes e desperdícios, nos canais oficiais de atendimento, via call center 0800 70 10 195 e pelo aplicativo CAEMA Mobile.

Mais problemas

Outro ponto verificado por O Estado, quando visitou o local na manhã de ontem (7), é o descarte incorreto de lixo realizado por alguns moradores no canteiro que divide a Avenida Carlos Cunha da Rua Santa Teresa. Ainda segundo a aposentada Lúcia Pinheiro, a Prefeitura de São Luís deveria disponibilizar um contêiner para evitar que o lixo continue espalhado, atraindo insetos e animais e poluindo a via.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.