DESCASO

Esgoto estourado e mau cheiro em área nobre de São Luís

De acordo com transeuntes, o problema já é recorrente desde o início deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Esgoto escorre pela Avenida Nina Rodrigues, na Península da Ponta d’Areia, exalando odor fétido
Esgoto escorre pela Avenida Nina Rodrigues, na Península da Ponta d’Areia, exalando odor fétido (esgoto peninsula)

Na Avenida Nina Rodrigues, no bairro Ponta d’Areia, área nobre da capital maranhense, o que se vê e sente é um mar de esgoto e mau cheiro em toda a extensão da via, de fluxo intenso de veículos e residência acometidas pelo problema. De acordo com transeuntes, o problema existe desde o início deste ano.

Trafegar, transitar ou morar no local têm sido tarefas difíceis, como afirmou o boleiro Bedilton Santos, de 38 anos, que diariamente passa pela avenida para chegar ao seu local de trabalho. “Essa situação é antiga. Desde o início do ano a situação é essa, de descaso com o esgoto jorrando pela avenida, sem falar do cheiro, que é ainda mais insuportável para a gente, que passa por aqui caminhando”.

Além do forte odor, o risco de doenças também é iminente, uma vez que a água do esgoto estourado fica empoçada no meio-fio da avenida, podendo gerar contaminação e a proliferação de vetores, pois não apenas a ingestão pode ocasionar doenças, mas também o contato com a água contaminada é suficiente para desencadear uma patologia. O contato pode permitir que organismos patogênicos entrem por na pele ou mucosas e desencadeiem problemas graves de saúde.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou, em nota, que enviará equipe ao local para verificar a reclamação e corrigi-la, sendo de sua competência. A Companhia reiterou a necessidade de registro da reclamação por meio dos canais oficiais de atendimento, via call center 0800 70 10 195, ou pelo Aplicativo Caema Mobile, disponível para sistema Android.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.