RCC lança 9ª edição da Missão Jesus no Litoral, uma virada radical

Mais de 10 mil pessoas devem participar do evento; inscrições podem ser feitas pelo site da Renovação Carismática Católica; missão acontece de 28 de dezembro a 1º de janeiro de 2019

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Membros do Ministério Jovem se preparam para a Missão Jesus no Litoral, uma Virada Radical
Membros do Ministério Jovem se preparam para a Missão Jesus no Litoral, uma Virada Radical (Missão Jesus no Litoral)

Em sua 9ª edição, a Missão Jesus no Litoral, uma virada radical, da Renovação Carismática Católica do Maranhão (RCC-MA), pretende receber cerca de 300 jovens missionários, de todo o estado, dispostos a espalhar o evangelho em atividades realizadas de 28 de dezembro a 1º de janeiro, em praias, hospitais, asilos, entre outros espaços de São Luís. Inscrições podem ser feitas pelo site da RCC.

Iniciada na capital maranhense em 2009, a virada radical, promovida pela RCC, conta com a participação de mais de 10 mil pessoas, de forma direta e indireta, durante cinco dias do evento, com foco na região litorânea da cidade. Este ano, a expectativa é de superação aos números de 2017, como contou Robert Araújo, coordenador da RCC da Arquidiocese de São Luís.

“A gente espera uma quantidade ainda maior de jovens aderindo à Missão Jesus no Litoral. Nesses nove anos, é uma missão que tem dado bons frutos maravilhosos à igreja, principalmente pelo próprio jovem que vem ser missionário, que vem falar de Deus para as pessoas, além de trabalhos sociais que o evento abrange”, explicou.

A programação se iniciará no dia 28 de dezembro, com a missa de abertura, que será realizada na Casa de Oração Oásis, localizada no bairro Aurora. No dia 29, os missionários participação de treinamento e preparação para os dias seguintes, quando serão realizadas as missões em praias, shoppings, hospitais e espaços públicos da cidade. Para o dia 31 de dezembro, a programação é marcada pela Virada com Jesus, encerrando as atividades no dia 1º de janeiro, com a Caminhada da Paz, pela Avenida Litorânea e grupo de oração no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

A estimativa é de que pelo menos 300 jovens, vindos das 12 dioceses do maranhão integrem-se à missão. “Para participar como missionário, é preciso seguir alguns critérios. A pessoa deve estar na igreja e fazer parte de um grupo de oração. Já para as ações públicas, como as caminhadas, a missa da virada e do grupo de oração, toda a população é convidada”, explicou Merison Santos, coordenador estadual do Ministério Jovem da RCC-MA.

Para quem desejar participar como missionário, as inscrições devem ser feitas pelo site www.rccma.com.br/jnl. O valor da inscrição é de R$ 280,00, com hospedagem, transporte e alimentação inclusos, além do kit, composto por camisas, bolsa e chapéu da missão.

ORIGEM

Uma onda missionária inundou as praias brasileiras há mais de uma década: a missão Jesus no Litoral, uma virada radical. Idealizado no estado do Paraná, o projeto renovou o chamado missionário da juventude carismática a partir do anúncio querigmático do Evangelho com um novo ardor ao ir de encontro a veranistas nas praias, moradores locais ou em espaços como hospitais, asilos, presídios, entre outros para fomentar uma transformação social, humana e espiritual. O Jesus no Litoral tem características próprias, além da pregação individualizada. A missão se realiza em vários dias, com missionários selecionados e formados, a vivência espiritual profunda, a convivência fraterna e atividades diversas que contemplam as diversas realidades do ser humano.

RCC MARANHÃO

O movimento que deu origem a grandes Comunidades Católicas Carismáticas do Brasil, como Canção Nova (SP) e Shalom (CE), chegou ao Maranhão em 1980, com o padre americano jesuíta, Eduardo Dougherty, o mesmo que trouxe a RCC para o Brasil. Hoje, a RCC está presente em todas as dioceses do MA, em forma de Conselhos, com 344 grupos de oração. O grupo de oração é a célula base do movimento. Os grupos se organizam nas comunidades e matrizes paroquiais e nos lugares mais variados, conforme surgem carismáticos: universidades, escolas, residências, condomínios e até repartições. A maior quantidade de grupos de oração no estado está nas cidades de Imperatriz e São Luís, onde cada uma possui uma média de quase 100 grupos de oração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.