Fé e devoção

Festa de encerramento do Círio de Nazaré atrai milhares em SL

Tradicional procissão que saiu da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab, em direção à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, seguida de missa campal, celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Milhares de fiéis acompanharam a tradicional procisssão, renovando as promessas de fé e devoção
Milhares de fiéis acompanharam a tradicional procisssão, renovando as promessas de fé e devoção (Cirio de Nazaré)

Com o tema “Edificação de Deus, obra de muitas mãos”, o Círio de Nazaré do Cohatrac recebeu milhares de devotos durante a noite de ontem (14), no encerramento da celebração. A tradicional procissão, que partiu da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab, em direção à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, foi o ponto alto. Na chegada, houve a celebração de missa na rotatória do bairro, pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, além de shows com artistas locais.
Para os fiéis, a festividade representa a devoção e satisfação pelas graças alcançadas. Devoto de Nossa Senhora de Nazaré desde 1995, o aposentado Valdemor Oliveira participa da equipe que dá suporte à celebração. Ele contou alguns resultados dessa fé inabalável.
“No ano passado eu tive um infarto e pedi a Nossa Senhora que me ajudasse para participar do círio mais uma vez e aqui estou. No começo do ano recebi mais uma graça, que foi pela saúde do meu neto de três anos. Ele estava com pedra nos rins e precisaria passar por uma cirurgia. Nos apegamos a ela e, graças a Deus ele conseguiu expelir naturalmente”.
Este ano a celebração homenageia pessoas como Valdemor Oliveira. Os leigos e leigas que se congregam à igreja e colaboram para a propagação da fé, enaltecendo e colaborando para a realização do Círio de Nazaré, como explicou o pároco da igreja, padre Flávio Colins.

Obra de Deus
“O Círio é parte da grande obra de Deus em seu reino aqui no mundo, mas conta com a colaboração das pessoas. Então, aproveitamos o tema, ‘Edificação de Deus, obra de muitas mãos’, para ressaltar a participação dos leigos, dos fiéis na realização do círio. São mais de 1.000 pessoas envolvidas diretamente na realização desta celebração e a gente quis retratar no tema essas muitas mãos que colaboram no projeto de Deus”, esclareceu.
Como nas edições anteriores, o ponto alto das homenagens foi a procissão que leva a imagem da santa da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab, à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. O cortejo, tido como um momento de gratidão pelos católicos, reuniu, de acordo com a organização, mais de 300 mil fiéis, entre eles Márcia Campelo, devota de Nossa Senhora de Nazaré há mais de 10 anos.
“A partir das 12h já paro a correria do dia a dia e me preparo, com meu esposo e meus quatro filhos, para participarmos da procissão. É um momento de agradecer por tudo, porque Deus é tudo para a gente e Nossa Senhora é nossa auxiliadora aqui na terra”, destacou.

MAIS

Encerramento

Após a chegada da imagem na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, a missa de encerramento da Festa da Luz do Círio de Nazaré ocorreu em um palco montado na rotatória do Cohatrac. Em seguida, shows com artistas locais, entre eles o cantor Tom Cléber, animaram os devotos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.