Festejo de N.Sra. dos Remédios começará nesta sexta-feira

Festa católica terá 10 dias, com vasta programação; atrair público é uma preocupação para a paróquia

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Com 10 dias de programação, começa nesta sexta-feira (12) o Festejo da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias – centro de São Luís. O evento, que se estende até o dia 21, tem vasta programação, com missas, atrações culturais e a tradicional procissão. De acordo com o pároco da igreja, mesmo com a região central da cidade tendo se mantido mais “esvaziada” durante a noite, quando se­rão realizadas a maioria das missas da programação, a expectativa de fiéis para o festejo é grande.

“Hoje em dia, é um desafio mui­to grande para nós, padres do Centro, atrair fiéis para os festejos, pois a região está, praticamente, esvaziada. A paróquia de Nossa Senhora dos Remédios já foi, territorialmente, muito bem frequentada e participada no passado. Mas mes­mo com essa realidade, incrivelmente a quantidade de fiéis ainda é vantajosa, principalmente porque temos aqueles por quem chamamos de paroquianos afetivos, que são os que vêm de outros bairros”, lembrou o pároco
Everaldo Santos Araújo, que está à frente da paróquia há dois anos.

O festejo deste ano apresenta o tema “Maria, Mãe do Príncipe da Paz”, alusivo, também, ao tema da Campanha da Fraternidade de 2018, que apresenta ao público a cultura da paz e superação da violência. A abertura do festejo, no dia 12, será às 5h30, com uma alvorada e um café da manhã partilhado e, a partir da tarde, às 18h, haverá a descida da imagem de Nossa Senhora dos Remédios da descida do altar e, por fim, a missa, a ser realizada às 19h, presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário.

PROGRAMAÇÃO

A partir de sábado (13), até dia 20, haverá novenas às 18h. Todos os dias serão celebradas missas às 19h; no sábado será em devoção à Santa e no dia 20, a missa será referente à Unção dos Enfermos – às 9h, e, às 16h, missa das crianças.
Missa – todos os dias, às 19h
Novena – dias 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 e 20, às 18h
Carreata de translado da imagem – dia 21, às 9h (Comunidade Santo Inácio de Loyola – Sítio do Meio)
Procissão – dia 21, às 17h30

SAIBA MAIS

Origem da devoção
A devoção a Nossa Senhora dos Remédios (ou do Bom Remédio) teve início com São João de Matha, que fundou a Ordem da Santíssima Trindade e veio a falecer em Roma no dia 17 de dezembro de 1213. Com o intuito de resgatar os cristãos que foram feitos de escravos na África e no Oriente Médio, São João da Mata e São Felix de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Para isso, precisavam de muito dinheiro. Então, eles buscaram o auxílio de Nossa Senhora, o remédio para todos os problemas que enfrentamos. Com o auxílio da Virgem Maria, conseguiram muito dinheiro e libertaram milhares de cristãos da escravidão.

A história da imagem
A mais antiga imagem ainda existente de Nossa Senhora dos Remédios é uma representação românica, que era originalmente de posse da primeira casa dos trinitários em Marselha. Nela, Maria aparece sentada, segurando o Menino Jesus em seu braço esquerdo e uma bolsa de dinheiro no braço direito. De acordo com muitos biógrafos, a bolsa faz referência ao milagre a São João de Matha. O santo estava sendo pressionado pelos muçulmanos, que estavam exigindo o dobro do preço pelos escravos resgatados por São João, ameaçando prender novamente os escravos libertos. Porém, com as súplicas a Nossa Senhora dos Remédios, São João de Matha conseguiu pagar os muçulmanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.