Palestra

eSocial é tema de encontro com contadores promovido pela Fiema

O encontro reuniu 45 profissionais maranhenses na Casa da Indústria na última quinta-feira (4); evento é iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Contadores assistem à palestra em evento na Casa da Indústria
Contadores assistem à palestra em evento na Casa da Indústria (curso fiema esocial)

SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) realizou na noite da última quinta-feira (4), o Encontro com Contadores, no Salão Nobre da Casa da Indústria. O evento foi uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Federação.

Cerca de 45 contadores participaram da ação e tiveram a oportunidade de trocar dicas e orientações das regras aplicáveis ao eSocial, considerando a uniformização, centralização das obrigações e o combate a sonegação de informações relativas aos empregados, bem como os principais aspectos que devem ser objeto de cuidado e atenção.

A palestra foi proferida pelo contador e consultor da CNI, Niverson da Costa Garcia, que delineou todos os itens que envolvem o novo sistema que já encontra-se em vigor. “O objetivo do encontro foi apresentar de forma panorâmica os cuidados e caminhos que o contador tem que percorrer para trabalhar com o eSocial, de forma segura e tranquila”.

Niverson deixou claro para os colegas maranhenses que o eSocial traz de novo, apenas a forma de repasse das informações que já eram registradas para os órgãos de fiscalização. “O eSocial foi colocado para funcionar em uma escala progressiva. Em janeiro de 2019 todas as entidades estarão na plataforma, inclusive o governo. Ele não cria nada novo. A diferença é que hoje as empresas têm informações e guardam. A partir do eSocial, as empresas terão que compartilhar todas essas informações com os órgãos de fiscalização (Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência...). Essas entidades, hoje tem apenas um resumo ou acesso total quando promovem uma fiscalização. Com o eSocial passarão a ter esse acesso de forma imediata e online”.

“O papel do contador é primeiro conscientizar a administração da empresa, da responsabilidade, dos requisitos que elas nunca se preocuparam em decidir. Na pequena e media empresa, o contador tem que convencer, orientar e executar para entregar com a melhor qualidade possível. Nas grandes empresas, o contador vem desde 2007 entrando nessa série de sistemas e aprendendo. A função do contador é trazer essa experiência com outros sistemas e trazer para o eSocial”.

Reflexão

A análise do consultor incluiu uma reflexão sobre a importância de ter cuidado com o repasse das informações para a plataforma. “Com o eSocial a fiscalização dos órgãos passa a ser diária e qualquer informação errada pode acarretar em multas para as empresas”.

“Parabenizo a CNI, entidade de extrema relevância no cenário nacional, pela promoção do Encontro de Contadores para discussão sobre o eSocial. Foram vitoriosas as trocas de informações e experiências entre os profissionais e o Prof. Niverson, dada a importância do atendimento a legislação vigente pelos empresários e, principalmente, a confirmação dos direitos do trabalhador. Ações como esta só fortalecem o compromisso da Indústria com o trabalhador, no tocante a garantia dos direitos e regularidade das informações prestadas ao Fisco”, ressaltou o contador Oliveira Neto que participou do Encontro.

eSocial

É um projeto do governo federal que vai coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício, armazenando-as no Ambiente Nacional, possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.