Estímulo às boas ideias

Projeto quer incentivar a busca de soluções em universidades do país

Iniciativa de uma empresa fabricante de bebida energética, em parceria com 27 universidades do país, contemplará as melhores ideias; finalista representará o país, com o seu trabalho, no Encontro Global de Berlim

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Um projeto – lançado na última quarta-feira (26) no Centro de Empreendedorismo do Campus Universitário Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – busca ideias para questões simples do cotidiano acadêmico. A iniciativa, de uma empresa multinacional de bebida energética, objetiva estimular – em 27 instituições de ensino superior do país – atributos, em uma faixa etária de 18 a 25 anos, como criatividade e determinação, para que o jovem encontre soluções aparentemente indecifráveis.

Segundo os organizadores, qualquer campo de conhecimento fora dos padrões de áreas de conhecimento eminentemente técnicas pode ser incluído, desde que obedeça aos seguintes temas: consumo e produção sustentável, saneamento, segurança, inclusão da acessibilidade, preservação de recursos naturais e empoderamento de estudantes “Desde áreas como informática, passando pela psicologia e até mesmo áreas voltadas para a formação menos técnica podem se somar ao nosso trabalho”, disse o diretor do Centro de Empreendedorismo da UFMA em São Luís, Rafael Fernandes.

Na apresentação, gestores ligados à empresa organizadora da seleção expuseram as regras. O prazo para as inscrições é válido desde o dia 10 deste mês e prosseguirá até o dia 20 de outubro próximo. Para se inscrever, basta apresentar a ideia inovadora em um vídeo de aproximadamente sessenta segundos e que podem ser anexados no site (www.redbullbasement.com/university). Os trabalhos poderão ser desenvolvidos e apresentados individualmente e/ou em dupla e não há limite para o quantitativo de trabalhos inscritos por pessoa ou dupla. “Uma pessoa ou dupla que tiver cem ideias, se assim quiser, pode inscrever todas elas”, frisou Fernandes.

Desde áreas como informática, passando pela psicologia e até mesmo áreas voltadas para a formação menos técnica, podem se somar ao nosso trabalho”Rafael Fernandes, Diretor do Centro de Empreendedorismo da UFMA em São Luís

Finalizado o prazo de inscrições, uma comissão julgadora estipulada pela empresa organizadora fará a escolha dos trinta melhores trabalhos. Uma seleção prévia será feita entre os dias 22 e 25 de outubro deste ano com promoção de votação on-line e no dia 29 do mesmo mês será divulgado o resultado com o (a) participante e/ou dupla selecionada que representará, com o seu trabalho, o país no Encontro Global de Berlim, com atividades voltadas para a lógica pitching (expressão que se refere à defesa oral de uma ideia ou solução para o universo) e que deverá ocorrer entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro deste ano. Segundo os organizadores, o trabalho não deverá necessariamente ser patenteado pela empresa de bebida energética.

“Galera” motivada
Após a apresentação do projeto, os jovens universitários se empolgaram com a oportunidade de mostrar a criatividade do estudante local. “Tenho boas ideias, mas poucas chances de mostrar o nosso talento”, disse Júnior Dias, estudante do 6° período de Ciências da Computação da UFMA. Para ele, é necessário inserir o conhecimento científico em temas de interesse ambiental. “Talvez desenvolver um aplicativo que resolva, por exemplo, a questão do consumo e controle de água.
Ou mesmo fazer algo para o reaproveitamento das fontes renováveis de energia”, explicou.

Exemplos
No evento organizado pela empresa de bebida energética do ano passado, as ideias dos jovens chamaram a atenção. Uma delas foi o ClimoBike – dispositivo apresentado por Saulo Jacques (RJ) – que fica acoplado no cano de uma bicicleta e que, por meio de atributos tecnológicos, monitora em tempo real as condições climáticas e de qualidade do ar. O foco do trabalho é auxiliar as estações meteorológicas para o aperfeiçoamento das previsões do tempo.

Outro exemplo foi o micro aerogerador. Idealizado por Cristthian Marafigo Arpino (RS) e Alisson Claudino de Jesus (RS), o artefato é capaz de gerar energia elétrica por meio do vento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.