Evento

Dança contemporânea em destaque

Espetáculos, oficinas, performances, intervenções, mostra de vídeos, conversas e lançamento de livro integram a programação do evento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Batucada será apresentado neste sábado
Batucada será apresentado neste sábado (Batucada)

SÃO LUÍS-O Conexão Dança Festival Contemporâneo chega a sua 10ª edição, que será realizada deste sábado (29) ao dia 5 de outubro, em espaços como Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré , Centro Cultural Vale Maranhão, Casa do Maranhão, Espaço Chão, Sede da Companhia Cazumbá e Galeria Trapiche –, além de pontos culturais em Alcântara e Raposa.

A programação inclui ações artísticas e formativas para a Dança Contemporânea, através de espetáculos, oficinas, performances, intervenções, mostra de vídeos, conversas e lançamento de livro. Na abertura, neste sábado, o evento será em São Luís, a partir das 20h, na sede da Companhia Cazumbá (Praia Grande), com a apresentação de “Batucada”.

O espetáculo é uma criação de Marcelo Evelin/demolition Inc. concebido para o Kunsten Festival des Arts, um dos principais de arte performática da Europa. Estreou em Bruxelas/Bélgica, em maio de 2014.
O ritmo transita entre a festa e o protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e as subjetividades dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos contagia, desmancha fronteiras entre espectador e artista, e provoca reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.

No domingo (30), no Teatro Alcione Nazaré, a partir das 18h, a Cia Pulsar apresenta a perfomance “Enfim Só”. O trabalho foca “histórias reais de amor, com finais inusitados”. Segundo a produção, “trata da liquidez das relações humanas, onde o individualismo e o consumismo interferem até mesmo nas relações pessoais, provocando incerteza, insegurança, angústia e solidão, fazendo com que as pessoas se escondam atrás de máquinas, buscando relações baseadas naquilo que elas gostariam de ser e não naquilo que elas realmente são, perdendo a total noção do que é real e do que é ilusório, descartando e tornando-se descartáveis. Transformando-as em eternas caçadoras de um ideal imaginário, que não existe nem mesmo dentro delas, dificultando assim, mais do que nunca, o acesso interpessoal”.

O festival não tem caráter competitivo e conta com o patrocínio do Boticário na Dança e Ministério da Cultura/ Governo Federal, e apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), Centro Cultural Vale Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Dança em Foco e Grupo Mateus. Conexão Dança é uma realização do BemDito Coletivo, com idealização e direção geral de Erivelto Viana.

“O Conexão Dança quer articular um encontro potente, entre artistas que estejam pensando em suas obras as relações dos corpos no mundo hoje e a participação crítica e ativa do espectador”, afirma Erivelto Viana.

SAIBA MAIS

A programação completa pode ser acessada no site www.conexaodanca.com.br – onde os/as interessados/as podem também se inscrever para as atividades formativas.

Serviço

O quê: Conexão Dança Festival Contemporâneo

Quando: de 29 de setembro a 5 de outubro de 2018

Onde: Centro Histórico de São Luís – Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), Centro Cultural Vale Maranhão, Casa do Maranhão, Espaço Chão, Sede da Companhia Cazumbá e Galeria Trapiche –, Alcântara e Raposa.

Entrada gratuita

Patrocínio: Boticário na Dança e Ministério da Cultura/ Governo Federal

Apoio: Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), Centro Cultural Vale Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), Dança em Foco e Grupo Mateus.

Realização: BemDito Coletivo.

Outras informações: www.conexaodanca.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.